O vereador Teodomiro Xavier de Carvalho Filho, denunciou ao Ministério Público Federal em Jales, uma série de indícios de irregularidades apontada pela CGU (Controladoria Geral da União) na Prefeitura de São João de Iracema.
A iniciativa foi tomada diante relatório emitido depois de uma fiscalização que apontou superfaturamento no pagamento a contratação de grupos musicais na realização da 13ª Festa do Peão de Boiadeiro, desvio de finalidade de convênio e utilização indevida de instrumento de dispensa de licitação, além de movimentação de recursos do SUS em desacordo com a Lei nº 8.080/1990.
O relato da CGU foi emitido em maio de 2010 apontando outras sete irregularidades na administração municipal comandada pelo prefeito Valdir Cândido Ribeiro.
Por várias vezes o vereador tentou colocar em leitura do relatório na Câmara Municipal, mas teve seu pedido negado pela presidente da Câmara, Eliety Lourenço de Souza. A última tentativa aconteceu em 31 de outubro deste ano.
Eliety alegou que a referida matéria não havia sido encaminhada do órgão fiscalizador a Câmara Municipal o que dispensaria sua leitura em plenário. Ela ainda finaliza em seu ofício resposta o arquivamento de tais documentos, somente deixando a disposição dos vereadores.
Teodomiro Xavier quer a intervenção do Ministério Público Federal na análise dos documentos e providência no sentido de investigar se realmente foi cometido irregularidades na Prefeitura.