Na tarde desta sexta-feira, 26, o prefeito de Meridiano Maicon Fabiano, esteve em Mira Estrela visitando o Prefeito Marcio Castrequini e também a Presidente da Região Turística Maravilhas do Rio Grande, Maria Aurelina.
Na oportunidade Maicon tomou ciência de todo o trabalho desenvolvido pela região e anunciou o Engenheiro Civil e Ambiental, Augusto Caetano, como representante do turismo da cidade. Augusto que já vinha acompanhando o trabalho do grupo dará continuidade representando Meridiano junto com ao Maravilhas do Rio Grande.
O prefeito Maicon enfatizou o trabalho de sua gestão em contribuir com a região turística e também para tornar Meridiano em Município de Interesse Turístico. Com a certificação “MIT”, o município receberá do Governo do Estado cerca de 600 mil por ano para serem destinados a investimentos na infraestrutura turística de Meridiano.
O prefeito também se comprometeu em atualizar toda documentação necessária para inclusão da cidade no Mapa Turístico Brasileiro.
SOBRE O FÓRUM
A principal proposta do ‘Fórum Permanente de Turismo Região Maravilhas do Rio Grande’ é desenvolver projetos específicos por meio de uma nova concepção em fazer e desenvolver o turismo, buscando parcerias, estimulando investimentos, incentivando e integrando os diversos setores envolvidos no processo, utilizando-se de estratégias ambientais, econômicas, culturais e sociais que assegurem o crescimento socioeconômico da região.
Fazem parte da região as cidades de Cardoso, Fernandópolis, Guarani d’Oeste, Indiaporã, Meridiano, Macedônia, Mira Estrela, Ouroeste, Paulo de Faria, Pedranópolis, Populina, Riolândia, Valentim Gentil e Votuporanga.
MAPA TURÍSTICO BRASILEIRO
As cidades alocadas em uma região apresentam características e potencialidades similares e complementares, capazes de serem articuladas e que definem um território, delimitado para fins de planejamento e gestão.
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros. Ou seja, a definição de uma região turística é extremamente necessária para que as ações do ministério cheguem às regiões com verdadeiro potencial turístico.