sábado, 13 de junho de 2026

Prefeito de Fernandópolis se reúne com provedor da Santa Casa para discutir parceria e desafios da Saúde

Em um encontro realizado na noite desta segunda-feira, 7 de julho, o prefeito João Paulo Cantarella recebeu o provedor da Santa Casa de Fernandópolis, Marcus Chaer, para uma reunião de…

Em um encontro realizado na noite desta segunda-feira, 7 de julho, o prefeito João Paulo Cantarella recebeu o provedor da Santa Casa de Fernandópolis, Marcus Chaer, para uma reunião de trabalho focada na retomada da parceria entre a prefeitura e a instituição de saúde. O objetivo é buscar soluções que beneficiem diretamente a população local.

A reunião marca o primeiro encontro formal entre representantes da administração municipal atual e a Santa Casa desde que Cantarella assumiu o cargo. O provedor Marcus Chaer iniciou o encontro com um gesto nobre, assinando sua desfiliação do Partido Liberal (PL) para dissipar rumores sobre seu interesse em assumir a liderança partidária na cidade.

Desafios e Contas do Hospital

Durante a discussão, Chaer levantou “situações desagradáveis” envolvendo a Secretaria de Saúde e a Santa Casa, reiterando sua disponibilidade para resolver problemas, criar protocolos de trabalho e parcerias para uma gestão mais eficiente entre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o hospital. Ele enfatizou a necessidade de focar na população.

O provedor também destacou que, apesar da Santa Casa ter sido elogiada em reuniões recentes com a Diretoria Regional de Saúde (DRS) em São José do Rio Preto por superar metas de serviços, o hospital ainda enfrenta “mentiras” e relatos infundados. Um vereador, membro do Conselho Municipal de Saúde, teria presenciado tais relatos quando participou de uma reunião importante e que o secretário de Saúde não compareceu.

Um dos principais desafios apresentados por Chaer é a sobrecarga da Santa Casa, que absorve pacientes além do número homologado pelo Estado (8 leitos de enfermaria). Diferente de cidades como Jales e Votuporanga, onde as UPAs são responsáveis pelos casos graves após a lotação dos leitos homologados, em Fernandópolis, a Santa Casa arca com os custos excedentes de medicamentos, insumos e recursos humanos para os pacientes além do limite, sem compensação da prefeitura ou do Estado.

Recuperação Financeira e Planos Futuros

Apesar das dificuldades, Marcus Chaer informou que a Santa Casa conseguiu reduzir sua dívida de mais de R$ 70 milhões para pouco mais de R$ 35 milhões, atribuindo a recuperação financeira a um processo de recuperação judicial, inúmeras emendas parlamentares, apoio do governo do Estado de São Paulo e do Ministério da Saúde.

O hospital espera ser contemplado com a capacitação para aumentar o fluxo de serviços, o que consequentemente elevaria o teto de repasse da Secretaria de Saúde do Estado. Entre os planos de expansão, estão o aumento das cirurgias ortopédicas, incluindo implantação de próteses de joelho e quadril, e a expectativa de credenciamento para cirurgias de tornozelo, ombro e pé infantil.

Chaer também solicitou ao prefeito agilidade na liberação de pacientes após alta médica, incluindo transporte e equipamentos, para otimizar a rotatividade de leitos. Ele ofereceu ainda uma equipe de especialistas da Santa Casa para auxiliar médicos, enfermeiros e funcionários da UPA e outras unidades de saúde em procedimentos cardíacos.

Outra proposta levantada foi a possibilidade de implantação de um neurologista na rede. O provedor sugeriu que o custo de transporte de pacientes para Rio Preto, que gira em torno de R$ 90 mil mensais para essa especialidade, poderia ser reduzido com a contratação de um profissional via convênio e o uso da telemedicina para diagnósticos de imagem.

Para desafogar a demanda local e dos 13 municípios atendidos pela Santa Casa, Chaer confirmou a solicitação de aumento de leitos na enfermaria e a adição de 10 leitos na UTI.

O prefeito João Paulo Cantarella agradeceu a visita de Chaer e se comprometeu a estudar formas de colaborar com a Santa Casa, reconhecendo as dificuldades de seu primeiro ano de gestão.

A reunião contou ainda com as presenças do vice-prefeito Marcos Mazetti e do secretário de Gestão, Julio Sant´Anna.

Notícias relacionadas