Na manhã do último domingo, dia 25 de junho, o prefeito Luis Henrique recepcionou em sua residência o excelentíssimo juiz federal de Jales da 24ª Subseção Judiciária de São Paulo, Dr. Roberto Lima Campelo, o presidente da OAB de Jales, Dr. Ricardo Hentz, o deputado federal Fausto Pinato, o advogado Edilberto Pinato, o chefe de gabinete José Angelo Caparroz Vieira, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Carlinhos Altimari e o empresário Irineu Amadeu para abordarem assuntos relevantes que beneficiam a comunidade como a instalação da 2ª Vara da Justiça Federal de Jales e o Projeto Ação Cidadã.
O “Café com Justiça” enfatizou a importância da instalação da 2ª Vara da Justiça Federal em Jales devido a grande quantidade de processos em tramitação na Justiça Federal de Jales que tem jurisdição sobre 44 municípios, entre eles: Jales, Aparecida D oeste, Aspásia, Auriflama, Dirce Reis, Dolcinópolis, Estrela D oeste, Fernandópolis, General Salgado, Guarani D oeste, Guzolândia, Ilha Solteira, Indiaporã, Itapura, Macedônia, Marinópolis, Meridiano, Mesópolis, Mira Estrela, Nova Canaã Paulista, Nova Castilho, Ouroeste, Palmeira D oeste, Paranapuã, Pedranópolis, Pereira Barreto, Pontalinda, Populina, Rubinéia, Santa Albertina, Santa Clara D oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rita D oeste, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, São João das Duas Pontes, São João de Iracema, Sud Mennucci, Suzanápolis, Três Fronteiras, Turmalina, Urânia e Vitória Brasil.
Além da instalação da nova Vara da Justiça Federal, o juiz federal de Jales, diretor da 24ª Subseção Judiciária de São Paulo, Dr. Roberto Lima Campelo apresentou ao chefe do executivo, o projeto “Noroeste em Ação Cidadã – Parcerias por um Mundo Melhor”, promovido pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e a Justiça Federal em Jales, com o objetivo de garantir à população de baixa renda e em situação de rua de Jales e região, o acesso a serviços para exercício dos direitos básicos de cidadania, assistência social, saúde e justiça, com a cooperação de instituições do poder público federal, estadual, municipal e organizações da sociedade civil.
De acordo com o prefeito Luis Henrique, foi uma reunião extremamente produtiva com foco nas ações que irão beneficiar a população de Jales e de toda a região. “A instalação da 2ª Vara Federal é de extrema importancia para a comunidade. Com o apoio do deputado federal, estaremos empenhados nesta luta, pois uma das maiores demandas da sociedade é justamente em relação à celeridade da Justiça. Fortalecer o trabalho do Judiciário é um ganho extraordinário para a nossa população que, em breve, também poderá participar do projeto “Noroeste em Ação Cidadã – Parcerias por um MundoMelhor – Edição Jales que reunirá uma série de atendimentos jurídicos, assistenciais e de saúde em nossa cidade”.
Assim como o prefeito Luis Henrique, o deputado federal Fausto Pinato também reiterou seu propósito de lutar para para ampliar o número de varas na Justiça para que a população tenha mais rapidez na prestação do serviço e ressaltou o projeto de lei 5827/2013 que trata dos custos das verbas dos processos que farão parte de um conjunto de melhorias técnicas e materiais nos tribunais, contribuindo para a redução do contingente processual. Na Câmara dos Deputados, o parlamentar já entrou com um pedido de urgência para que a matéria seja votada no Plenário da Casa.