domingo, 24 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Prefeito apresenta projeto de desfavelamento para moradores

O prefeito Junior Marão recebeu, na manhã desta sexta-feira (03/6), representantes dos moradores do Matarazzo. Na companhia do secretário de Desenvolvimento Urbano, Jorge Seba, e do chefe de Gabinete, Marcelo…

O prefeito Junior Marão recebeu, na manhã desta sexta-feira (03/6), representantes dos moradores do Matarazzo. Na companhia do secretário de Desenvolvimento Urbano, Jorge Seba, e do chefe de Gabinete, Marcelo Zeitune, Marão apresentou o projeto de desfavelamento que prevê a construção de 120 casas.

Junior Marão deixou claro aos moradores que é meta de seu governo acabar com as favelas que existiam na cidade. “Desde 2013, temos todas as documentações prontas para dar início ao desfavelamento do Matarazzo, inclusive a área onde as residências serão construídas, onde, antigamente pertencia ao IBC (Instituto Brasileiro de Café). Porém, o Governo Federal suspendeu o lançamento de mais unidades do programa Minha Casa, Minha Vida para esta finalidade e ficamos sem parceria para executar. A Prefeitura não tem recurso financeiro para fazer essas casas, necessitamos de parcerias. Como não tivemos respaldo da União durante todos estes anos, estamos pleiteando apoio do Estado, mediante a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano)”.

A expectativa é de assinar o convênio com o Governo do Estado para que as casas comecem a ser construídas ainda este ano. “Provavelmente eu não irei entregar esse conjunto, mas o que importa é que os moradores tenham condições de vida digna, com infraestrutura adequada como sistema de água, luz e esgoto. É inadmissível que Votuporanga ainda tenha favela, estamos trabalhando intensamente para garantir esse direito aos moradores”.

As casas serão construídas em dois pavimentos, térreo e superior, acessados de forma independente. Cada unidade terá área útil de 53,31 metros quadrados, contendo dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. “As famílias que tiverem pessoas com dificuldades de acessibilidade serão conduzidas para as unidades térreas, dotadas de dispositivos apropriados”, explicou o secretário responsável pela Habitação, Jorge Seba.

Os vereadores Walter José dos Santos e Gilmar Aurélio também participaram do encontro. Após a apresentação do projeto, os representantes irão se reunir com os moradores para definir se acatam o formato do estudo da CDHU. Os cidadãos vão comunicar a decisão da maioria, em um novo encontro com o prefeito Junior Marão, que ainda será agendado.

Notícias relacionadas