O prefeito de Valentim Gentil, Adilson Segura, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal, Zé Carlão e das vereadoras Marlene Marin e Lourdez Maria Moreira da Silva, esteve em Brasília recentemente, com o propósito de reivindicar possíveis emendas parlamentares aos deputados federais da bancada de São Paulo.
Durante a estadia em Brasília, a comitiva encontrou-se com parlamentares como João Dado (PDT), Devanir Ribeiro (PT) e Nelson Marquezelli (PTB), os quais adiantaram que irão empenhar-se para avaliar a possibilidade de repasses.
O deputado João Dado, inclusive, teria firmado compromisso com o prefeito Adilson Segura, no qual informa que Valentim Gentil está entre os três municípios que deverão receber verbas para a construção de uma creche.
“Estes deputados são parceiros de Valentim e ficaram sensibilizados com nossas reivindicações e argumentos. Acreditamos que teremos respostas positivas”, expôs o prefeito.
Situação no Cauc
Aproveitando a viagem a Brasília, a comitiva também esteve no Ministério da Saúde, onde pode conferir de perto a situação do município, que encontra-se atualmente incluído na lista de inadimplentes do Cauc (Cadastro Único de Convênios).
Isso se deve em virtude do convênio nº 472086, firmado em 2002, que teve problemas com as prestações de contas dos gastos. O convênio em questão foi celebrado na gestão do ex-prefeito Liberato Rocha Caldeira, objetivando a aquisição de equipamentos para a área da saúde.
Com a inclusão do nome de Valentim Gentil no cadastro de municípios inadimplentes, a administração municipal está impedido de firmar novos convênios com o Governo Federal e empenhar recursos destinados por parlamentares.
O atual prefeito Adilson Segura tem se empenhado na tentativa de resolver as pendências do município no Cauc. De acordo com ele, a Prefeitura busca a aprovação da complementação das prestações de contas solicitadas. Outra hipótese é a devolução do dinheiro dos convênios, corrigido por multas e juros, o que traria um prejuízo ainda maior aos cofres públicos municipais.