terça, 19 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Prefeita Nice participa de inauguração do Núcleo de Mediação Comunitária da PM

A prefeita Eunice Mistilides Silva – Nice participou na tarde de quinta-feira, 25, da inauguração do Núcleo de Mediação Comunitária da Polícia Militar de Jales. A cerimônia contou com a…

A prefeita Eunice Mistilides Silva – Nice participou na tarde de quinta-feira, 25, da inauguração do Núcleo de Mediação Comunitária da Polícia Militar de Jales.

A cerimônia contou com a presença do juiz e diretor do Fórum de Jales, Pedro Curitiba, do Major Antonio Umildevar Dutra Júnior, do capitão Luis Carlos Cobacho Presutto, do Tenente Ricardo Merlotti e policiais militares da corporação da 2ª Cia do 16º Batalhão de Polícia Militar, além de autoridades municipais e civis.

Durante a cerimônia, o comandante Dutra, explicou que os núcleos de mediação são pontos para atendimento do público em geral, nas organizações policiais militares e nos casos em que houver a necessidade de mediação comunitária de conflitos.

“Essas unidades vão funcionar sob mediação de um policial militar capacitado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, focados em gerir os problemas sociais derivados de comportamentos reprováveis, antevendo conflitos e empregando práticas preventivas que minimizem a incidência de manifestações violentas. Haverá a transmissão de orientações ao cidadão, de forma a estimular a solução em conjunto, por meio da ajuda mútua, frente aos problemas comuns, despertando o espírito de cidadania. Mediando-se conflitos destas naturezas, pretende-se também a diminuição de determinados crimes mais graves, haja vista que conflitos interpessoais não resolvidos (ou mal resolvidos) tendem a agravar-se”, explicou o Major.

A prefeita Nice elogiou a iniciativa e o papel comunitário desenvolvido pela Polícia Militar. “Será de grande importância esse Núcleo que visa resolver pequenos conflitos de forma pacífica, evitando burocracias e demoras em processos. A partir de agora, a população terá uma maior proximidade com a polícia que vai mostrar que através da conversa e do diálogo muitos problemas podem ser resolvidos”.

FUNCIONAMENTO

Em toda ocorrência policial ou atendimento público que se identifique a existência de um conflito que esteja relacionado em um rol de ocorrências passíveis de mediação (tais como injúria, calúnia, difamação, dano, exercício arbitrário das próprias razões, outras fraudes, conflitos familiares e de vizinhança, etc.), as partes litigantes serão consultadas quanto ao interesse em promover a solução do conflito, em data oportuna, no núcleo de mediação. Havendo o interesse de ambas as partes, será agendada sessão para mediação e as partes serão ouvidas e concitadas a buscarem uma resolução pacífica do conflito.

Notícias relacionadas