A tarde dessa segunda-feira, dia 14 de outubro, foi motivo de comemoração para dezesseis produtores rurais que se formaram no Curso de Olericultura Orgânica. Desde fevereiro deste ano a Prefeitura de Jales e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais / FETAESP / SENAR, com apoio da Casa da Semente promovem o curso ministrado por Renato de Souza Pulli, de Araçatuba.
A prefeita Eunice Mistilides Silva – Nice e a secretária de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Sandra Gigante participaram da formatura.
Ao longo desses meses de curso, as informações foram passadas pelo profissional Renato em um ambiente dinâmico e descontraído de uma propriedade rural demonstrativa no Bairro Tamborí, nas proximidades da Escola Técnica Estadual “Dr. José Luiz Viana Coutinho, conhecida como Escola Agrícola.
Segundo a secretária Sandra, durante as aulas teóricas e práticas, o grupo foi treinado a produzir hortaliças sem usar agrotóxicos, o que exige a compreensão e aplicação de técnicas de cultivo totalmente diferentes daquelas que normalmente são empregadas na produção convencional. “Nosso curso de Olericultura Orgânica abordou assuntos relevantes como técnicas de cultivo, produção, colheita, beneficiamento, mercado consumidor, orientações sobre escolha de canais de distribuição e logística, redução de custos de produção, trabalho em grupo e muitas outras dicas fundamentais para que os produtores aproveitem e transformem tudo isso em geração de renda”.
“A grande procura por alimentos naturais de maior qualidade vem de encontro com todos os assuntos abordados nesse curso que oferecemos em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais a quem eu quero agradecer pelo empenho e dedicação. É um curso que engrandece o conhecimento dos nossos produtores e de grande valia para cada um, tanto que um funcionário da Secretaria de Agricultura também participou e foi capacitado para ficar por dentro do assunto”, disse a prefeita Nice.