O preço do litro do álcool volta a subir nas bombas dos postos de Catanduva. É o que revela os dados do boletim semanal divulgado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), entre os dias de 9 e 15 de julho. A variação de preço passou de R$ 1,24 para R$ 1,29.
De acordo com o diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sincopetro) Roberto Diniz Uehara, o reajuste no preço do produto é decorrente do remanejamento do valor do litro do o álcool hidratado nas usinas. Segundo ele, mesmo com o setor sucroalcooleiro em plena safra, isto é o reflexo da redução da oferta do produto, em função do grande aumento na frota de automóveis movidos a álcool.
“Hoje em dia não sai mais nenhum carro de fábrica movido exclusivamente à gasolina, todos possuem o sistema ‘flex-full’, e como o álcool pesa menos no bolso do consumidor todos tendem a encher o tanque seus veículos com o destilado”, explicou o diretor.
Uehara esclareceu que existe também a questão da exportação. “Há alguns anos apenas o Brasil utilizava o álcool hidratado, mas agora diversos países fazem uso deste bem e exportam do nosso país. Com isso, a oferta tende a diminuir e o preço a aumentar”, mencionou.