Há muitos anos, um dos mais antigos cartões postais de Jales, a Praça João Mariano de Freitas, no centro da cidade, também é chamada por moradores e visitantes de “Praça do Jacaré”. Isso acontece, porque na década de 70, dois pescadores capturaram um jacaré e, sem ideia de onde deixa-lo, optaram por acomodar o réptil em uma fonte que existia na praça. Depois disso o local recebeu outros exemplares de jacarés, cágados e tartarugas e se tornou um verdadeiro cartão postal.
Pensando em preservar essa história que ainda está na memória de muitos jalesenses e de quem viveu nessa época, a Prefeitura de Jales instalou, na sexta-feira, dia 28, um memorial com direito à réplica do verdadeiro jacaré, sob a forma de escultura, além do “ninho do animal”, esculturas de tartarugas e um bonito paisagismo nas proximidades do espaço.
O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo da Prefeitura. De acordo com o secretário da pasta, Carlos Roberto Altimari, “voltada para a Avenida Francisco Jalles, uma das mais movimentadas da cidade, as esculturas do nosso famoso jacaré e das tartarugas não pretendem substituir o animal que chamou a atenção de tantos moradores de Jales e dos visitantes durante décadas, mas apenas manter viva a sua memória”.
Carlinhos lembrou que, no final de 2009, o Ministério Público e a Polícia Ambiental recomendaram que os verdadeiros animais que viviam na Praça fossem transferidos para um ambiente mais adequado, em um zoológico de Araçatuba, o que acabou ocorrendo no começo do ano seguinte.
Oficialmente, a Praça João Mariano de Freitas leva o nome de um dos pioneiros da cidade e um dos primeiros vereadores jalesenses. “A Secretaria de Comunicação está preparando um material para ser colocado em uma placa contando um resumo de como a Praça João Mariano de Freitas também passou a ser conhecida como Praça do Jacaré. É muito interessante preservar essa história e poder contar para aqueles que não viveram esse período em Jales”, disse o secretário de Comunicação, Douglas Zílio.
O prefeito Luis Henrique Moreira, que teve a ideia de preservar a história através do memorial, ficou muito feliz com a aceitação da população. “Quando me mudei para Jales os jacarés e as tartarugas já não viviam mais na Praça João Mariano de Freitas, mas percebi que esse período da história vivia na memória de muitos jalesenses que sempre abordavam o assunto com muito carinho, inclusive que os animais recebiam tratamento pelo servidor municipal Antonio Maurílio Gonçalves, o Murilo, ex-goleiro do CAJ. Sempre tive vontade de poder preservar essa parte da história de Jales através de um memorial na própria praça onde os animais viviam e hoje é uma realidade. A felicidade das pessoas passando pelo espaço, fazendo fotos, a repercussão positiva nas redes sociais, a quantidade de postagens, compartilhamentos e curtidas, mostram a aprovação, quase unânime da população e isso nos deixa muito feliz. O objetivo de poder relembrar e reviver tudo isso na memória foi atingido. Convidamos toda a população de Jales e quem visitar nossa cidade a conhecer esse bonito memorial na Praça João Mariano de Freitas”, disse o chefe do Poder Executivo jalesense ao visitar o memorial na tarde da sexta-feira, dia 28, e fazer foto ao lado de crianças que também foram conhecer o mais novo cartão postal de Jales.