sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Praça Fernando Jacob terá semáforo para deficientes

No próximo dia 23 de julho, a Prefeitura de Fernandópolis vai realizar um pregão de registro de preços para comprar serviços e equipamentos para semáforos no valor de cerca de…

No próximo dia 23 de julho, a Prefeitura de Fernandópolis vai realizar um pregão de registro de preços para comprar serviços e equipamentos para semáforos no valor de cerca de R$ 2,6 milhões.

Entre os investimentos, está prevista a implantação de semáforos com botão para uso de deficientes. A implantação já está definida na rotatória da Praça Fernando Jacob, no encontro das Avenidas
Expedicionários Brasileiros e Líbero de Almeida Silvares.

A prefeitura pretende adquirir 42 pórticos de semáforos, sendo 20 semáforos com braço projetado, 10 simples e 12 semáforos de pedestres com botoneira para deficientes.

DEFICIENTES

O sistema de pregão permite que a prefeitura compre os equipamentos conforme a necessidade de implantação. Entre a dúzia de semáforos para deficientes a prioridade é a rotatória Fernando Jacob, que recebe o maior fluxo de veículos e pedestres na área central.

Fernandópolis ainda não possuiu nenhum equipamento que atenda as necessidades dos deficientes na mobilidade do trânsito. Externamente igual a convencional, auxilia a inclusão do deficiente visual.

O usuário mantém o botão apertado por 5 segundos, e após este período, a botoeira emitirá um BIP sonoro, que indica que o recurso foi acionado. Quando abre o sinal verde para o pedestre, a botoeira emitirá um BIP sequencial que diminuirá os intervalos conforme o tempo vai se esgotando.

ARNALDOS

Com a compra de novos semáforos, a Secretaria de Trânsito pretende trocar os aparelhos no centro e reutilizar os usados em novos pontos. Entre as definições está também a implantação de semáforo no cruzamento da Avenida dos Arnaldos com a Rua Rio de Janeiro, na esquina do Plantão Policial.

O departamento estuda outros pontos para implantar semáforos na Avenida dos Arnaldos. O secretário de Trânsito, Ricardo Corrêa, informou que um estudo está sendo realizado para identificar onde existe a maior demanda nos cruzamentos da avenida, que hoje enfrenta congestionamento
nos horários de pico, em especial nas ruas Minas Gerais, Pernambuco, Paraiba, Paraná até a Santa Adélia.

Nas últimas semanas, a sinalização de solo da Avenida dos Arnaldos vem recebendo manutenção. No cruzamento com a Rua Minas Gerais, algumas vagas de veículos foram eliminadas para que as duas faixas fiquem liberadas para os motoristas, que se dividem entre retorno e permanência na via.

Outros locais da cidade receberão alterações de trânsito e semáforos. As rotatórias continuam a ser implantadas. Na programação está a Rua Pernambuco, na região do Paulistano.

EDITAL

O novo edital dos semáforos foi lançado essa semana, com alterações a outro que seria aberto no início de junho. Para atender as despesas decorrentes desta licitação, serão usados recursos do Fundo Municipal de Assistência ao Trânsito com dotação para o ano que vem.

O pregão acontece dia 23 de julho a partir das 8h30 no Paço Municipal, que fica na rua Bahia nº 1264, Centro, Fernandópolis. Na compra anterior, estava prevista a inclusão de sistema operacional para uma central de controle.

Esses equipamentos serão adquiridos em outro edital, ainda sem data definida. Neste sistema, estarão equipamentos para o controle do trânsito, software de controle centralizado, periféricos como monitores e notebooks, além de 15 câmeras para o sistema que
detecta as filas causadas nos cruzamentos com semáforos.

Tatiana Brandini-Jornal O Extra

Notícias relacionadas