segunda, 23 de dezembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Praça da Matriz recebe campanha contra o diabetes neste sábado

A Praça da Matriz de Fernandópolis recebe neste sábado(14), das 7h30 às 10h, a Campanha do Diabetes Mellitus. Estarão presentes no local a endocrinologista Drª Lílian Francisco, as Ligas Acadêmicas…

A Praça da Matriz de Fernandópolis recebe neste sábado(14), das 7h30 às 10h, a Campanha do Diabetes Mellitus.

Estarão presentes no local a endocrinologista Drª Lílian Francisco, as Ligas Acadêmicas dos cursos de Endocrinologia e Geriatria da Unicastelo e funcionários da Prefeitura.

No local, serão realizados exames para detecção do diabetes, além de aferição de pressão arterial e explicação sobre a doença.

Diabetes mellitus constitui uma condição crônica caracterizada por alterações no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras associadas a alterações tissulares referidas como complicações crônicas da moléstia. Existem dois tipos de diabetes: tipo 1 e tipo 2.

No diabetes tipo 1 existe uma destruição completa das células beta pancreáticas por um processo auto-imune, e, em consequência, uma deficiência total de insulina. Os pacientes são sempre dependentes do tratamento com insulina.

No diabetes tipo 2 a hiperglicemia é decorrência de uma deficiência absoluta ou relativa de insulina, associada ao fator resistência à ação da insulina. Frequentemente está associado a hipertensão arterial e dislipidemia.

Constitui uma condição crônica caracterizada por alterações no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. O diabetes tipo 2 representa a forma mais comum de diabetes (cerca de 90% dos casos); ocorre preferencialmente em adultos, geralmente com idade acima de 40 anos por ocasião do diagnóstico, sendo os pacientes francamente obesos ou com sobrepeso, geralmente sedentários e com história familiar da doença.

Apesar de 80% dos pacientes apresentarem excesso de peso, a doença pode ocorrer em indivíduos não obesos ou em qualquer faixa de idade.

Notícias relacionadas