O Poupatempo já registra 1,3 milhão de atendimentos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nos meses de janeiro e fevereiro deste ano. O serviço pode ser realizado pelos canais digitais, onde foram feitas mais da metade das solicitações, cerca de 670 mil, e nas unidades físicas do programa, especialmente quando há necessidade de alteração de dados, onde foram contabilizados 630 mil pedidos do documento.
Por meio dos mutirões que o Poupatempo realiza em parceria com o Detran.SP sempre nos dois últimos finais de semana de cada mês, quase 40 mil atendimentos de CNH foram concluídos. Os serviços presenciais devem ser agendados antecipadamente e de forma gratuita nos canais eletrônicos do Poupatempo.
Os mutirões acontecem para atender a demanda de CNHs vencidas em 2022, que tiveram o prazo de renovação estendido por meio de deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e as com vencimento em 2023, já que este ano voltou a valer o cronograma habitual de renovação, conforme consta em cada documento.
O prazo máximo para regularização das CNHs vencidas entre julho e dezembro de 2022 vai até 31 de agosto deste ano.
Canais digitais do Poupatempo
Pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e no assistente virtual “P”, disponível também no WhatsApp pelo número (11) 95220-2974, os cidadãos podem acessar os cerca de 260 serviços eletrônicos oferecidos pelo programa. Entre eles, estão a renovação de CNH, licenciamento digital, pesquisa de débitos de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego e emissão do Atestado de Antecedentes Criminais, por exemplo.
O agendamento, obrigatório para o atendimento presencial, é também deve ser feito pelos canais eletrônicos oficiais do programa, de forma gratuita.
Renovação simplificada da CNH
A renovação simplificada deve ser feita preferencialmente de forma remota, seja via Poupatempo ou nos canais do Detran.SP. Para isso, o motorista só precisa seguir o passo a passo do atendimento online, realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo. O novo documento será enviado pelos Correios ao endereço de cadastro da CNH.
Os motoristas com CNH nas categorias C, D ou E precisam fazer o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência. O exame é válido por dois anos e meio para menores de 70 anos e tem a mesma validade da CNH para maiores de 70 anos. O condutor também pode solicitar a mudança de categoria nos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada.
Passo a passo
Para renovar a CNH, basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital, clicar em Serviços > CNH > Renovação de CNH. Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda o exame médico na clínica credenciada indicada pelo sistema.
Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão do EAR na CNH também precisa passar por avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado.
Após a aprovação nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pela Senatran para acessar a CNH Digital. Ela tem a mesma validade do documento físico e fica disponível pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado nos canais eletrônicos do Poupatempo.