segunda, 18 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Poupatempo incentiva cidadão a cuidar do RG

O Programa Poupatempo promove campanha para despertar os cidadãos sobre a importância da carteira de identidade. Para a iniciativa, foram criados os slogans “Cuidar bem do RG é só alegria…

O Programa Poupatempo promove campanha para despertar os cidadãos sobre a importância da carteira de identidade. Para a iniciativa, foram criados os slogans “Cuidar bem do RG é só alegria pra você” e “Não cuidar do RG é levar problema com você”, com objetivo de conscientizar a população para a necessidade de se conservar o documento.

A perda e o mau estado de conservação do RG – que é o documento fundamental de identificação do cidadão brasileiro – impedem, por exemplo, a abertura de uma conta bancária, de viajar e até mesmo a solicitação de outros documentos, como a carteira de trabalho e de habilitação (veja quadro abaixo).

Em 2008, os Postos Poupatempo Fixos e Móveis emitiram 2,3 milhões de RGs, dos quais 1,7 milhão são de 2ª vias. Mais de 50% dos documentos – o equivalente a 850 mil – foram tirados novamente por má conservação e perda. Em onze anos de operação, o Programa Poupatempo já emitiu 11 milhões de 2ª vias da carteira de identidade – número que equivale a toda população da cidade de São Paulo, a maior metrópole da América do Sul.

Achados e perdidos
Somente dentro dos Postos Poupatempo, entre os meses de setembro e dezembro de 2008, foram perdidos pelos cidadãos 1026 documentos pessoais, dos quais 38% (389) são carteiras de identidade. Os dados são do novo sistema informatizado “Achados e Perdidos”. Implantado no ano passado em todos os postos Poupatempo do Estado, o sistema já registrou a perda de 2.325 objetos.

Para reverter esse cenário de poucos cuidados com o documento de identidade, todas as unidades fixas e móveis do Poupatempo, no Estado, participam de ações que vão desde a orientação no ato da entrega do RG, até divulgação através de cartazes espalhados em locais de grande circulação, como terminais urbanos e cartórios. Estão sendo realizadas ainda palestras em escolas, universidades e entidades assistenciais. Em 2008, foram realizadas 83 ações em todo o Estado.

“O objetivo é que a campanha tenha resultados concretos e crescentes, diminuindo no futuro a demanda pela 2ª via do RG por falta de cuidado com o documento, e principalmente evitando transtornos no dia-a-dia dos cidadãos, já que a carteira de identidade é o documento fundamental para todos os atos da vida civil. Vamos intensificar este trabalho de gestão pública desenvolvido dentro e fora dos Postos Poupatempo, inclusive estendendo-o a outros documentos”, diz Sidney Beraldo, secretário de Estado de Gestão Pública.

Dor de cabeça
O funcionário de láva-rápido Sidnaldo Gonçalves Herrera foi impedido de abrir conta no banco por causa das más condições de sua carteira de identidade. Herrera fazia a lavagem de um veículo, quando o RG caiu no chão. O documento molhou e ficou danificado. O rapaz ainda chegou a pensar que poderia utilizá-lo. Mas, ao tentar abrir a conta bancária, foi informado de que teria de tirar uma 2ª via. Ele admite ter perdido o RG por falta de cuidados. “Eu fui trabalhar com o documento solto dentro da minha carteira, sem nenhum plástico protegendo”, afirma.

Com um salário de R$ 425,00 por mês, Herrera teve de gastar R$ 23,78 para retirar a 2ª via do documento estragado. O rapaz conta que a perda da carteira de identidade serviu de lição. “Agora, não trabalho mais com o RG no bolso. Ele fica na minha mochila.” Herrera considera importante a campanha com objetivo de alertar as pessoas sobre a necessidade de conservação do documento. “Isso vai conscientizar as pessoas,” diz.

Documentos mal cuidados podem perder validade e deixar de ser aceitos em várias situações:

-Em viagens nacionais e internacionais
–Abertura de conta e outros serviços bancários
–Solicitação de documentos como a carteira de habilitação e de trabalho
–Em procurações e reconhecimentos de firma em cartório
–Pagamentos com cheque e cartão de crédito
–Acesso a hospitais e outros órgãos públicos e privados
–Requisição de benefícios sociais, como o INSS
–Utilização dos serviços da rede pública de saúde
–Inscrições em provas de vestibulares e de concursos públicos
–Cuidar bem do seu RG é simples

–Leve seu RG sempre numa carteira protetora
–Não leve documentos soltos nos bolsos de calças e camisas
–Em caso de perda do RG, faça uma declaração de extravio
–Se for roubado, faça um boletim de ocorrência

(do Poupatempo)

Notícias relacionadas