Sexta, 19 de Abril de 2024

Alesp: PSDB/Cidadania mira desenvolvimento humano e zelo à democracia

26/03/2023 as 07:00 | Estado de São Paulo | Da Redaçao
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) é uma das mais tradicionais agremiações do cenário político do país e, em São Paulo, marca presença desde sua fundação, em 1988. Para a 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a sigla chega com uma nova configuração: compõe uma federação partidária com o Cidadania. Juntos, os partidos somam 12 deputados, formando o terceiro maior grupo da Alesp.

PSDB e Cidadania atuarão, em efeitos práticos, de forma unificada. O líder do bloco é o deputado Vinícius Camarinha, que terá a missão de conduzir os interesses das duas agremiações e construir diálogos com as demais bancadas da Casa.

Experiência e renovação

No geral, a Federação PSDB/Cidadania é composta por políticos experientes. Segundo Camarinha, a bagagem política dos parlamentares será positiva para a bancada: "Temos um time de deputados com muita experiência na política. Isso será fundamental para seguirmos em harmonia com todos".

A bancada do PSDB/Cidadania conta, por exemplo, com Mauro Bragato, que detém o recorde de mandatos entre os parlamentares da legislatura. Ele está em sua décima primeira passagem pelo Legislativo Paulista. Assim como Camarinha, Bragato destaca que a experiência dos correligionários será importante para a construção de diálogos e soluções para a população: "Somos a terceira maior bancada da Assembleia e temos muita experiência para trabalharmos pelas demandas dos municípios paulistas, sempre com uma visão democrata".

Mauro reforça que o posicionamento do PSDB será pautado pelo zelo às instituições democráticas. "Nosso objetivo é oferecer aos brasileiros uma alternativa de pleno desenvolvimento social e econômico, com respeito absoluto à democracia", diz Bragato. "Ademais, a relação com as demais bancadas será de profundo respeito com cada partido e parlamentar, mas sem deixar de nos posicionarmos como centro democrático", completa.

Mas há também parlamentares de primeira viagem no bloco, como Ana Carolina Serra, do Cidadania. Ela destaca que a fusão assegurada pela federação entre os dois partidos é positiva. "Convergimos nas ideias para um estado com oportunidades para todos".

São deputados estaduais da Federação PSDB/Cidadania: Ana Carolina Serra, Analice Fernandes, Barros Munhoz, Bruna Furlan, Carla Morando, Carlão Pignatari, Dirceu Dalben, Maria Lúcia Amary, Mauro Bragato, Rafa Zimbaldi, Rogério Nogueira e Vinícius Camarinha.

Principais bandeiras

Segundo Vinícius Camarinha, o PSDB/Cidadania "defenderá uma melhor qualidade de vida. Focaremos nas pessoas, sobretudo, as que mais precisam de saúde, moradia e emprego".

Com base eleitoral no ABC paulista, Ana Carolina diz que seu mandato será pautado para políticas de assistência social e desenvolvimento humano. "Quero propor políticas públicas integrativas, atendendo o indivíduo em todos os níveis e considerando o sujeito em seus contextos social, familiar e cultural. Assim fazemos em Santo André e da mesma forma será feito no Estado de São Paulo", afirma a parlamentar.

Os partidos

O PSDB esteve à frente do Executivo paulista de modo quase ininterrupto durante 28 anos, entre 1994 e 2022. O domínio dos tucanos se refletiu também no Legislativo: no período, a Alesp teve apenas dois presidentes não filiados ao PSDB.

Em 2023, o comando do Executivo e Legislativo em São Paulo foi renovado com Tarcísio de Freitas, do Republicanos, e André do Prado, do PL. E, tratando-se de renovação, vale dizer que o Cidadania é a reinvenção do antigo Partido Popular Socialista (PPS), cujo nome foi alterado em 2019.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com