Quinta, 25 de Abril de 2024

Santa Casa avança e conquista nível 1 do Selo Hospital Amigo do Idoso

O programa é um projeto do Governo do Estado de São Paulo para identificar as ações que priorizam os aspectos de segurança e conforto no atendimento da população acima dos 60 anos
18/01/2023 as 11:54 | Fernandópolis | Da Redaçao
A Santa Casa Fernandópolis conquistou, em dezembro de 2020, o “Selo Hospital Amigo do Idoso” em seu nível adesão, reconhecido pela Secretaria de Estado da Saúde. O perfil da instituição justifica o credenciamento e o avanço, pois a média de pacientes internados na faixa etária com ou acima de 60 anos é de 60%.

Agora, a Santa Casa avançou e conquistou o nível 1, uma etapa acima do nível inicial. Este selo de qualidade considera a avaliação das rotinas, processos e adaptações voltados para área de gestão assistencial, ambiente físico e comunicação e informação direcionada para a população idosa. Ao todo, o selo abrange três níveis de credenciamento.

Para a conquista desse novo nível, a Santa Casa definiu e cumpriu com algumas metas, como, por exemplo, a realização de diagnóstico com a participação ativa dos pacientes idosos e seus cuidadores/acompanhantes em questões voltadas à acessibilidade (física e sensorial), com foco principal nas necessidades e no grau de dependência do idoso, a elaboração de um plano de educação continuada e permanente relacionado às áreas de geriatria e gerontologia e na prestação de serviços aos idosos e, por fim, a instituição de um protocolo multiprofissional de prevenção de queda e lesão por pressão em todos os ambientes assistenciais relacionados à atenção ao idoso.

Durante a pandemia, inúmeras ações foram paralisadas, mas com a diminuição dos casos de covid-19 e os resultados positivos do alto índice de vacinação, novas ações foram incluídas no planejamento de 2023. Como parte do cronograma anual, está prevista a “II Semana de Cuidado e Atenção ao Idoso”, que será realizada entre 2 e 9 de outubro. O evento vai reunir diversos profissionais, debatendo temas sobre a saúde e os direitos da população idosa.

"A nossa missão é continuar oferecendo um atendimento de excelência para os nossos pacientes, não só os idosos, claro, e estamos empenhados em avançar e conquistar os demais níveis deste e outros selos. Isso atesta o reconhecimento que instituições e auditorias externas aprovam o nosso trabalho”, afirma a presidente da comissão e enfermeira da qualidade, Franciele Sgotti.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com