Quarta, 24 de Abril de 2024

Provedor da Santa Casa participa da posse do novo secretário de Saúde

Evento recebeu inúmeras autoridades de diversas regiões do Estado
11/01/2023 as 11:59 | Fernandópolis | Da Redaçao
Nessa segunda-feira (9), o provedor da Santa Casa Fernandópolis, Marcus Chaer, participou da solenidade de posse do Secretário Estadual de Saúde, Eleuses Vieira de Paiva, realizado no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista. Na presença do governador eleito, Tarcísio de Freitas, o novo secretário apresentou as propostas para conduzir as políticas públicas de saúde do Estado de São Paulo e ressaltou a necessidade de rever a forma de financiamento do setor.

TRANSIÇÃO

Na transição de cargo, Jean Gorinchteyn, que esteve à frente da Secretaria Estadual de Saúde até dezembro de 2022, atuou, principalmente, nos desafios da saúde pública em um dos períodos mais críticos já enfrentados – a pandemia do coronavírus.

Eleuses Vieira de Paiva é ex-presidente da Associação Paulista de Medicina por dois mandatos (1995 a 1999) e também da Associação Médica Brasileira (AMB) por outros dois mandatos consecutivos, entre 1999 e 2005. Como político, foi vice-prefeito de São José do Rio Preto, no interior paulista, e atuou como deputado federal em três oportunidades, duas como suplente e uma como titular eleito (entre 2011 e 2015). Confirmado para a pasta desde o mês de novembro pelo governador eleito, Tarcísio de Freitas, o novo secretário fez parte da equipe de campanha, tendo sido o responsável pela coordenação do tema no plano de governo e da transição.

Segundo Chaer, a escolha do novo secretário facilita na aproximação com as demandas de saúde do interior. “A experiência de Paiva, enquanto vice-prefeito do nosso principal polo de saúde [São José do Rio Preto], nos permite levar até a Secretaria Estadual necessidades e desafios que são específicos da nossa cidade e região. Em seu discurso, Paiva fez um aceno para uma gestão descentralizada, regionalizada, que vai permitir um olhar técnico e cuidadoso com as solicitações e exigências das Santas Casas e hospitais do noroeste paulista.”

NOVA GESTÃO

Com Paiva, a nova gestão da Secretaria de Saúde tem o foco imediato em ações que reduzam as filas para os procedimentos eletivos e estimulem a prevenção com abordagem multidisciplinar, aperfeiçoamento de todas as etapas da jornada e conscientização da população nos cuidados básicos de saúde. Para isso, governador e secretário apostarão na telessaúde para reduzir a sobrecarga na média e alta complexidades e nas urgências e emergências, com destaque para o Programa de Saúde Digital. O programa tem o intuito de incorporar tecnologias que gere resultados no desfecho clínico e na experiência do paciente, com ampliação de métodos e recursos digitais em todos os municípios paulistas.

“Precisamos rever as formas de financiamento da saúde pública brasileira, este é o nosso maior desafio. Para isso, precisamos analisar junto à União, a tabela de remuneração do SUS, que não sofre reajuste há mais de 15 anos, para que ela seja justa, sustentável e compatível com o porte e qualidade dos serviços prestados pelas Santas Casas e hospitais filantrópicos”, salientou Paiva.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com