Sexta, 26 de Abril de 2024

Jovem pesca pirarucu de 177 quilos no rio Turvo em Cardoso

24/01/2022 as 07:00 | Cardoso | G1
O comerciante Tiago Aparecido dos Santos, que fisgou um pirarucu de 117 quilos no Rio Turvo, em Cardoso (SP), relata que demorou cerca de uma hora e meia para conseguir tirar o peixe da água.

Com apenas 18 anos, Tiago diz que usou uma isca artificial para fisgar o peixe. Ele já conseguiu pegar outros pirarucus no mesmo trecho do Rio Turvo, mas nunca um tão pesado quanto o último.

“Os outros que peguei ficaram em uma média de 70, 90 quilos. Não foi fácil tirar o último. Nós fizemos a pesagem. Deu 117 quilos, mas o rabo ficou relando no chão, então o peixe é mais pesado ainda”, diz.

O pirarucu é natural da bacia amazônica e começou a aparecer nos rios da região noroeste paulista depois que uma barragem se rompeu.

Tiago relata que a espécie tomou conta do Rio Turvo e prejudicou outros peixes considerados nativos da região noroeste paulista.

“Tem muito pirarucu. Se a gente não continuar pescando, vai chegar uma hora que não vai ter outro tipo de peixe. Muita gente não sabe o estrago que o pirarucu faz em um rio como o nosso”, diz.

De acordo com a Polícia Ambiental, a espécie é considerada invasora. Portanto, a pesca é liberada, inclusive durante a época da piracema.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com