Sexta, 19 de Abril de 2024

Rapport & Sinergia

01/06/2020 as 06:30 | Fernandópolis | Julio Cesar
Resolvi escrever este texto pensando muito no momento em que estamos vivendo, e sabendo como é importante a reciclagem dos nossos conhecimentos e o aperfeiçoamento para o mundo pós pandemia. Não temos uma noção exata de todas as mudanças que haverá no mundo depois desta fase de quarentena e de muito sofrimento.

Algo inédito para nossa geração e um problema global que mudou a rotina de pessoas no mundo inteiro. De algo tenho certeza, de que aqueles que estão aproveitando este tempo para aprender coisas novas, aperfeiçoar aquilo que já dominam e estão sendo abertos a novos conhecimentos e técnicas sairão na frente dos acomodados e relaxados. Desta forma gostaria de deixar duas palavras novas e contemporâneas que agregarão muito na vida prática de todos os segmentos profissionais no retorno a normalidade.

A primeira é Rapport Termo da psicologia positiva que significa técnica usada para criar uma ligação, sintonia e empatia com outra pessoa. Esta palavra tem origem do francês "rapporter" que significa "trazer de volta". O rapport é tratado como espelhamento e também pode ser chamado de entrosamento. Muitas vezes é usada na arte de vender, quando o vendedor consegue se colocar no lugar do comprador e criar uma identidade com ele usando seu vocabulário, seu conhecimento, entendendo a necessidade do consumidor.

O rapport deve ser treinado e dominado por qualquer indivíduo que precise comunicar uma ideia, vender, apresentar um produto. Fazer rapport é usar uma linguagem acessível, é mais que ouvir a música do outro, é dançar o mesmo som sem estar ouvindo. A outra palavra que gostaria de deixar para ajudar no seu novo rol de aprendizado é sinergia. Vocábulo do grego "synergein" é formado de "syn" que significa junto, ao mesmo tempo tem em sua formação "érgon", “trabalho”. No dicionário traz o significado de coesão e solidariedade de um grupo, sociedade, gira em torno de objetivos comuns.

A sinergia é fundamental no desenvolvimento de uma equipe de sucesso e ela fala do sincronismo. Um exemplo é quando vemos uma torcida de futebol, todos fazem o mesmo movimento, no mesmo propósito, com o mesmo objetivo e o resultado que se espera dessa equipe é o sucesso. Se você quiser ter uma equipe de excelência, alta performance e um ótimo desempenho deve partir deste princípio de sinergia. Quando encontramos isso em uma equipe seja de um comércio, indústria, igreja e qualquer outro seguimento que envolve coletividade, trabalho em grupo é fundamental ter essa sincronia que gera identidade. Não quero esgotar o assunto sobre sinergia e rapport, porém despertar em você o desejo de conhecer mais estes temas que com certeza lhe ajudarão no processo geral de recuperação pós pandemia. O espaço do conhecimento no nosso ser é imprescindível e a sapiência (sabedoria) deve ser buscada diariamente.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com