segunda, 23 de dezembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

População é convidada a debater e sugerir melhorias para a saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis iniciou nesta semana as pré-conferências de Saúde, que servem para reunir profissionais da área e a população para debater e sugerir ações e…

A Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis iniciou nesta semana as pré-conferências de Saúde, que servem para reunir profissionais da área e a população para debater e sugerir ações e melhorias no setor.

O primeiro encontro acontece na terça-feira, 22, às 19h, no Centro Comunitário do bairro Brasilândia, com a participação de mais de 60 pessoas.

A recepção e abertura do evento foram realizadas pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jeferson Leandro de Paiva, o vice- presidente, Sergio Maria Garcia, o secretário municipal de Saúde, Flavio Carlos Ruy Ferreira e equipe organizadora.

O secretário de Saúde, Flávio Ferreira, explicou que o tema da 7ª Conferência Municipal de Saúde é “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”; em seguida apontou os eixos temáticos: I Saúde como Direito; II Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); III Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

Os participantes foram divididos em sete grupos para elaboração de propostas e, ao final da pré-conferência, elegeram dez delegados, sendo sete representantes dos usuários do SUS e três trabalhadores na área da saúde, conforme descrito no regimento.

De acordo com o Conselho Municipal de Saúde, a pré-conferência da Unidade Básica de Saúde “Dr. Alexandre Zilexoviski” foi muito produtiva, sendo fomentadas na reunião 63 propostas. As pré-conferências são instâncias para propor ações de saúde para o Plano Plurianual onde são eleitos os representantes para participar da etapa municipal, levando assim as propostas para apreciação e aprovação na conferência do município.

Toda população do município, os trabalhadores e os prestadores de serviços da área da saúde, as secretarias municipais e todas as entidades são convidadas a participar dos encontros.

Notícias relacionadas