domingo, 22 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Poluição provoca mortandade de peixes

Centenas de peixes das espécies Pintado, Mandi, Piranha e Piau foram encontrados mortos na manhã de quinta-feira, na Represa de Água Vermelha, Córrego Tomazinho, em Cardoso. Acionada pelos munícipes, a…

Centenas de peixes das espécies Pintado, Mandi, Piranha e Piau foram encontrados mortos na manhã de quinta-feira, na Represa de Água Vermelha, Córrego Tomazinho, em Cardoso. Acionada pelos munícipes, a Polícia Ambiental de Votuporanga foi até o local e, mediante a constatação do fato, acionou a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) de São José do Rio Preto.

Segundo os técnicos do órgão, a provável causa da mortandade foi o lançamento de esgoto sanitário sem tratamento no córrego, que conseqüentemente diminuiu o teor de oxigênio da água, cujo volume, nesta época do ano, é menor do que o normal.

Entre as providências adotadas, um Auto de Inspeção em desfavor da empresa pública responsável pelo tratamento de esgoto de Cardoso, a Sabesp, foi lavrado pela Cetesb, que após a conclusão de um relatório, em no máximo uma semana, adotará as punições cabíveis, que variam de uma advertência à multa ou processo.

Enquanto isso, a Polícia Ambiental registrou um boletim de ocorrência, pela infração do artigo 54 da Lei Federal 9605/98, que prevê pena de um a quatro anos de reclusão para quem causar poluição de qualquer natureza, em níveis que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora.

Documentação
Segundo o sargento Rogério Marques Fernandes, que esteve no local, toda a documentação produzida até então, será encaminhada ao Ministério Público. Ele ainda destacou que o fato é lastimável, principalmente, por ocorrer em pleno período de piracema, época em que a pesca é restringida, justamente para que haja a reprodução e a perpetuação dos peixes.

Notícias relacionadas