O Polo UAB (Universidade Aberta do Brasil) da Prefeitura de Votuporanga ficou classificado entre os três melhores do país e o único no Estado de São Paulo segundo avaliação realizada pela Diretoria de Educação a Distância (DED/CAPES), através de um amplo processo de monitoramento dos polos de apoio presencial integrantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), estabelecendo padrões de excelência para a infraestrutura física, tecnológica e de recursos humanos, de forma a propiciar condições adequadas para a realização das atividades acadêmicas. O resultado foi divulgado no último dia 5 de abril.
Foram avaliados, através do processo de monitoramento, 786 polos de apoio presencial integrantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil, estabelecendo excelência para a infraestrutura física, tecnológica e recursos humanos, dos quais 256 foram classificados como apto, 111 foram desligados do sistema UAB, 108 estão apto com pendencias (apto provisoriamente), 110 com visitas agendadas até o dia 30 de novembro de 2013 e caso não tenham sanado a pendência serão desligados e 201 cujos mantenedores não se pronunciaram e terão o prazo até o próximo dia 30 de maio para se pronunciarem formalmente quanto a extinção das pendências e caso isso não aconteça serão desligados automaticamente.
Dos 256 que foram classificados como aptos, somente três (em nível nacional) foram habilitados também para cursos de: artes, biologia, educação física, física, química e cursos sem necessidade de infraestrutura especifica, sendo um no Rio Grande do Sul (Polo Santo Antônio da Patrulha), um Tocantins (Polo Gurupi) e um no estado de São Paulo (Polo Votuporanga).
A avaliação tem como objetivo garantir legitimidade e transparência ao processo e manter no Sistema UAB exclusivamente polos com as condições acima mencionadas. A avaliação aconteceu entre agosto de 2011 até o último mês de março de 2013, quando foram realizadas, por servidores e consultores da DED/CAPES, 1.032 visitas in loco a Polos UAB.
Em Votuporanga, o Polo UAB é mantido pela Prefeitura por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo. O Polo UAB de Votuporanga fica na Rua Pernambuco, 1736 – Vila Muniz, ao lado do CSU “Antonia Bortolaia Breviglieri”.
Polo UAB Votuporanga
Atualmente o Polo UAB Votuporanga disponibiliza dez cursos, num total de 14 turmas e 364 alunos matriculados emsete instituições parceiras, sendo os cursos: Administração Pública (bacharelado); Gestão Pública; Gestão Pública Municipal; Gestão em Saúde; Cuidado Pré-Natal; Implementação, Planejamento e Gestão da Educação a Distância (EAD); Gênero e Diversidade na Escola, Novas Tecnologias do Ensino da Matemática, Ensino de Ciências e Música. As instituições conveniadas são: UNESP (Universidade Estadual Paulista), UFG (Universidade Federal de Goiás), UFF (Universidade Federal Fluminense), UFU (Universidade Federal de Uberlândia), UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). Todos os cursos oferecidos pelo Polo UAB são gratuitos.
O Polo UAB de Votuporanga foi criado através do edital de seleção nº 01/2006/SEED/MEC, publicado no Diário Oficial da União, em 18 de outubro de 2006, mas começou a funcionar oficialmente em 2008.
O Polo tem como objetivo articular, planejar, desenvolver, gerir, avaliar e mediar às diretrizes de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior pelo sistema UAB de forma agregadora e direcionada, em parceria com as Instituições de Ensino Superior (IES).
Atualmente o Polo UAB de Votuporanga está com as inscrições abertas para: tutor presencial (de 16/4/2013 a 30/4/2013) e para os cursos de Ensino de Ciências (de 10/4 a 30/4/2013 através do site http://ead.utfpr.edu.br), e para Administração Pública (de 22/4 a 2/5/2013, pelo site www.ingresso.uf.br). Informações pelo telefone (17) 3422 8839.
Universidade Aberta do Brasil
A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos Estados, Municípios e do Distrito Federal.
O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para “o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País”. Fomenta a modalidade de educação à distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apóia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas.