segunda, 18 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Polo da UAB de Votuporanga é entregue

A entrega das obras de reforma do Polo UAB (Universidade Aberta do Brasil) de Votuporanga acontecerá nesta sexta-feira, dia 9 de março, às 17 horas. O Polo funciona na Rua…

A entrega das obras de reforma do Polo UAB (Universidade Aberta do Brasil) de Votuporanga acontecerá nesta sexta-feira, dia 9 de março, às 17 horas. O Polo funciona na Rua Pernambuco, 1736 – Vila Muniz, ao lado do CSU “Antonia Bortolaia Breviglieri”.

Atualmente o Polo disponibiliza 12 cursos: Administração Pública (bacharelado); Gestão Pública; Gestão Pública Municipal; Gestão Pública em Saúde; Cuidado Pré-Natal; Implementação, Planejamento e Gestão da Educação a Distância (EAD); Tecnologias Aplicadas no Ensino a Biologia; Metodologia do Ensino Fundamental; Gênero e Diversidade na Escola, entre outros, num total de 1.128 alunos matriculados e cinco instituições conveniadas: UNESP (Universidade Estadual Paulista), UFG (Universidade Federal de Goiás), UFF (Universidade Federal Fluminense), UFU (Universidade Federal de Uberlândia) e UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). Todos os cursos oferecidos pelo Polo UAB são gratuitos.

O Polo ainda sedia cursos de formação continuada para funcionários da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga, palestras de educação da saúde bucal e capacitações, da Secretaria da Saúde e da Assistência Social, entre outros departamentos da administração pública municipal.

Após a reforma, o Polo passou a contar com: área de convivência, ateliê/sala de fantasias, banheiros feminino e masculino, cozinha, laboratórios de biologia e informática, quadra poliesportiva, salas de coordenação, leitura, de web conferencia, de tutores, entre outras, num total de 1.621,82 m2, ressaltando que toda a reforma segue as normas de acessibilidade exigidas por lei.

Polo UAB de Votuporanga
O Polo UAB de Votuporanga foi criado através do edital de seleção nº 01/2006/SEED/MEC, publicado no Diário Oficial da União, em 18 de outubro de 2006, mas começou a funcionar oficialmente em 2008.

O Polo tem como objetivo articular, planejar, desenvolver, gerir, avaliar e mediar às diretrizes de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior pelo sistema UAB de forma agregadora e direcionada, em parceria com as Instituições de Ensino Superior (IES).

Universidade Aberta do Brasil
A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos Estados, Municípios e do Distrito Federal.

O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para “o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País”. Fomenta a modalidade de educação à distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apóia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas.

Assim, o Sistema UAB propicia a articulação, a interação e a efetivação de iniciativas que estimulam a parceria dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal) com as universidades públicas e demais organizações interessadas, enquanto viabiliza mecanismos alternativos para o fomento, a implantação e a execução de cursos de graduação e pós-graduação de forma consorciada. Ao plantar a semente da universidade pública de qualidade em locais distantes e isolados, incentiva o desenvolvimento de municípios com baixos IDH e IDEB. Desse modo, funciona como um eficaz instrumento para a universalização do acesso ao ensino superior e para a requalificação do professor em outras disciplinas, fortalecendo a escola no interior do Brasil, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxo migratório para as grandes cidades.

Notícias relacionadas