sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Políticos querem cota para parentes depois de decisão do STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem (20), proibir o nepotismo no poder público brasileiro, mas parlamentares já falam em uma saída para flexibilizar a regra: criar cotas para parentes….

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem (20), proibir o nepotismo no poder público brasileiro, mas parlamentares já falam em uma saída para flexibilizar a regra: criar cotas para parentes. Inspirados no sistema de cotas para o ingresso de negros em universidades, políticos defendem que o Congresso aprove uma lei abrindo brechas para a contratação de parentes. “Já estão falando por aqui em criar cota para parentes”, disse à Reuters o senador Heráclito Fortes (DEM-PI).

Apesar de ser um tema que historicamente encontra resistência no Legislativo muitos deles empregam parentes em gabinetes, diversos deputados e senadores disseram que apóiam a deliberação do STF, mas reclamam de eventuais excessos nas normas para coibir a prática.

O deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) afirma que o Supremo não proibiu o nepotismo, apenas orientou os entes públicos a esse respeito. Ele disse que irá aguardar a edição da súmula.
A súmula esclarecerá os limites e os critérios da proibição.

Notícias relacionadas