sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Políticas para crianças e adolescentes

Jornada de Formação com pessoas envolvidas nas áreas sociais da região levanta problemas e diagnóstico O encontro de atores da Rede Social, realizado ontem em Votuporanga, focou os trabalhos desenvolvidos…

Jornada de Formação com pessoas envolvidas nas áreas sociais da região levanta problemas e diagnóstico

O encontro de atores da Rede Social, realizado ontem em Votuporanga, focou os trabalhos desenvolvidos e destacou o tema da violência, doméstica e sexual, envolvendo crianças e adolescentes dos municípios participantes. Os integrantes trocaram experiências e conhecimentos para tentar melhorar as políticas públicas voltadas para esse público.

Os atores são pessoas ligadas à área social, mais especificamente na defesa das crianças e adolescentes, e têm o papel de mobilizar tanto a sociedade civil dos municípios como autoridades que possam, de uma maneira ou de outra, colaborar para a formação e fortalecimento dessas políticas.

Essas atividades fazem parte do Programa de Aprimoramento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente da Rede Social São Paulo e do Condeca (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente). Por meio do Conselho são realizados encontros em diversas regiões do Estado para mobilizar os atores e fazer com que eles próprios reflitam sobre como estão os trabalhos realizados e o que deve ser feito para modificar as condições atuais.

“O encontro propõe que todas as pessoas envolvidas na proteção da criança e do adolescente se encontrem, se conheçam e se comprometam em uma iniciativa de melhorar as condições existentes hoje no campo do cuidado com esse público”, explica o coordenador do programa no Estado, Willians Valentini.

Em Votuporanga o evento se desenvolveu por meio de uma parceria com a Prefeitura e Secretaria da Assistência Social. Segundo o coordenador Valentini, as parcerias entre o Governo do Estado, iniciativas privadas e Organizações Não-Governamentais, são fundamentais para discutir qualquer tipo de assunto voltado às crianças e adolescentes. “O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) cedeu a metodologia do aprimoramento para a Rede Social animar os grupos de atores a levantar e diagnosticar todos os problemas que temos”, conta Valentini.

Para capacitar as pessoas envolvidas, a Jornada tem quatro dias de formação, ontem foi o primeiro, o último será no dia 20 de dezembro deste ano. Além das discussões do cenário social da criança e do adolescente de cada município, no encontro foram realizadas palestras entre elas com o tema “Violência contra Crianças e Adolescentes” ministrada pela a especialista Verônica Gomes de Alencar.

Notícias relacionadas