O cabo PM Vantoir Fernandes Motta virou herói em Parisi. Neste final de semana, ele viveu momentos tensos, mas graças às suas técnicas de primeiros socorros uma moradora de Parisi pode se recuperar de uma parada cardiorrespiratória.
Tudo começou por volta das 19h50 de domingo, quando uma mulher de aproximadamente 40 anos começou a passar mal na Igreja Congregação Cristã do Brasil, que está localizada defronte ao 1º Destacamento da Polícia Militar de Parisi.
Desesperados, populares procuraram a polícia, para pedir ajuda. Motta prontamente atendeu e, assim que chegou ao local, com a vítima ainda no chão, já iniciou a reanimação cardiopulmonar (RCP), conhecida como massagem cardíaca.
“Como não tinha uma ambulância para levar a mulher, as pessoas queriam colocar a vítima dentro de um carro comum para transportá-la até Votuporanga, mas o PM não permitiu. Ele pediu para ligarem para o SAMU e, com o auxílio do Dr. Otávio por telefone, continuou prestando os primeiros socorros até a chegada da unidade”, conta o sargento João Luiz Menezes, comandante do 1º Destacamento da Polícia Militar de Parisi.
A mulher encontra-se internada e estável. “Toda a cidade está emocionada com o que aconteceu. Estamos muito gratos pelo policial ter salvo a vida desta mulher. Os próprios atendentes do SAMU disseram que os primeiros socorros prestados à vítima foram fundamentais para que ela não entrasse em óbito. A família da mulher está imensamente agradecida e a cidade reconheceu a importância do PM”, finalizou o sargento.