O comando da Polícia Militar decidiu afastar dois policiais suspeitos de darem um tapa contra o rosto de um estudante de 14 anos, nesta última quinta-feira (23/06/2022), na cidade de Mendonça (SP). O caso aconteceu na saída da Escola Estadual Dona Nicota de Souza.
O vídeo gravado por outros adolescentes, mostra o momento em que os jovens, alguns deles usando uniformes e mochilas escolares, se aproximam da viatura policial, que está realizando a abordagem do jovem. As imagens não relatam o teor da abordagem, mas registram quando um dos PMs desfere um forte tapa contra o rosto do menor.
Na gravação é possível ouvir que o policial fala para o jovem: _”Não deita não, não deita não, não deita não. Abaixe a cabeça”. É possível ouvir também que o adolescente fala: _”Sai fora mano, sai fora”.
Para a Gazeta, a mãe do menino disse que o filho saia da escola na tarde de ontem, quando um amigo, de 12 anos, teria pedido sua ajuda para agredir um estudante que estava o humilhando, falando que ele não tinha roupas para vestir.
“A diretora falou para meu filho não se envolver em rolo e mandou eles irem embora. Quando eles estavam seguindo pela rua, os dois foram abordados pelos policias e eles dois foram agredidos”, relata a mãe que prefere não ser identificada.
A mãe conta também que os próprios amigos dos estudantes que foram até a delegacia para registrar o caso. A mãe foi chamada no local e prestou queixa sobre as agressões.
“Nem nós que somos pais podemos bater nos filhos e vêm policiais, sem motivo algum, fazer isso. Meu filho não é nenhum marginal e não usa drogas. Muito pelo contrário, faz uso de remédios controlados e faz acompanhamento com psiquiatra”, disse a mãe emocionada, à Gazeta.
O vídeo foi enviado para o Batalhão da Polícia Militar de José Bonifácio (SP), que decidiu afastar os dois policiais temporariamente e vai instaurar um Inquérito Policial Militar para apuração da conduta dos mesmos.