Na tarde deste domingo (31), durante patrulhamento com foco no combate ao crime na BR 153, policiais rodoviários federais abordaram um veículo GM/Cruze nas imediações do entroncamento com a rodovia Assis Chateubriant.
Em revista ao interior do veiculo, foi encontrada grande quantidade de equipamentos eletrônicos, do tipo celulares modelo Redmi Note 8, roteadores Wi-Fi, controles e consoles XBOX, receptores de tv, fones de ouvido e relógios.
Um homem de 31 anos conduzia o veículo no momento da abordagem. Ele afirmou que recebeu a mercadoria no Paraguai e estava transportando até a cidade de Franca/SP.
Toda a carga, avaliada em aproximadamente 100 mil reais, foi apreendida e encaminhada para a Receita Federal em São José do Rio Preto.
O homem foi ouvido e liberado. Ele vai responder a processo criminal pelo crime de descaminho. Se for condenado, poderá receber uma pena de 1 a 4 anos de reclusão.
Estimativas apontam que o Brasil deixa de arrecadar em torno de 60 bilhões de reais por ano com o comércio de ilegal de mercadorias vindas do Paraguai sem o devido desembaraço fiscal.
Este valor seria suficiente para adquirir 750 mil respiradores pulmonares mecânicos, essenciais no tratamento de vitimas crônicas do COVID-19.