quinta, 11 de junho de 2026

Polícia Rodoviária aborda mais de 70 mil motoristas nas estradas de SP durante o Maio Amarelo

A Polícia Militar Rodoviária encerrou as atividades da campanha Maio Amarelo 2026 com um balanço expressivo de fiscalização nas rodovias estaduais de São Paulo. Ao longo de todo o mês, as equipes abordaram mais de 70 mil motoristas com o objetivo de conscientizar a população, prevenir acidentes graves e salvar vidas. Sob o tema “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, a iniciativa mobilizou seis batalhões em ações que uniram policiamento ostensivo e educação voltada para os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

O combate à perigosa combinação de álcool e direção foi um dos pilares das operações. Os policiais rodoviários aplicaram mais de 123 mil testes do bafômetro em todo o estado. Esse esforço resultou em 4,3 mil autuações por alcoolemia e na prisão em flagrante de 71 condutores que apresentavam níveis severos de embriaguez. No total, as diferentes blitze espalhadas pela malha rodoviária vistoriaram 52,2 mil veículos e emitiram 135,6 mil multas por diversas irregularidades de trânsito. O comandante do Policiamento Rodoviário, coronel Hugo Araújo dos Santos, destacou que os números mostram que a união entre a presença da polícia nas estradas e o respeito às leis é o único caminho para diminuir as tragédias no trânsito.

O balanço do mês também trouxe dados de operações focadas em públicos específicos. A Operação Hércules, por exemplo, mirou a conduta de motociclistas e abordou 17,2 mil motos, aplicando 38,3 mil multas e apreendendo 619 veículos que circulavam com pendências ou de forma irregular. Em paralelo, as operações Vagalume e Faixa Refletiva vistoriaram 16,5 mil automóveis e caminhões para checar o funcionamento correto dos faróis e das sinalizações luminosas, prevenindo colisões noturnas. Além das fiscalizações nas pistas, a corporação realizou palestras em empresas e escolas que orientaram cerca de 8 mil pessoas, incluindo atividades de segurança voltadas para 500 ciclistas e 700 andarilhos que circulam pelos acostamentos.

A par das melhorias na segurança viária, a Secretaria da Segurança Pública também apontou uma queda histórica nos índices de criminalidade ligados ao transporte no primeiro quadrimestre de 2026. Os roubos de veículos despencaram 34,7% no estado em comparação com o mesmo período do ano passado, caindo de 9 mil para 5,8 mil casos — o menor número registrado desde que a série histórica começou, em 2001. Os furtos de veículos recuaram 11,1%, totalizando 26,5 mil ocorrências, e a polícia conseguiu recuperar 14.110 automóveis nos quatro primeiros meses do ano. No setor de transportes de mercadorias, os roubos de carga caíram 33,6%, registrando 867 casos e ficando abaixo da marca de mil ocorrências pela primeira vez para este período, enquanto os furtos desse tipo de mercadoria tiveram redução de 8,2%.

Notícias relacionadas