Policiais militares ambientais resgataram, na manhã desta quinta-feira (19), uma onça-parda. O animal, que estava ferido, foi encontrado próximo às margens da rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), em Penápolis.
Uma equipe foi acionada a ir até o quilômetro 293, no bairro rural da Jacutinga, onde o felino estava deitado no acostamento. Chegando ao local, os policiais encontraram a onça aparentemente machucada, vítima de atropelamento. Ela estava sem movimentos no quadril e, diante da situação, foi imobilizada com uma rede de contenção e o uso de um cambão – tipo de bastão que se prende uma longa tira de couro ou uma corda que desliza por um anel -, sendo colocada dentro de uma caixa e encaminhada para o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), em Araçatuba, onde receberia atendimento veterinário.
FELINO
A onça é o mamífero terrestre com a maior distribuição geográfica no ocidente, ocorrendo desde a Columbia Britânica, no Canadá, até o extremo sul do Chile, habitando desde florestas densas, até áreas desérticas, com clima tropical ou subártico, exceto a tundra. É capaz de sobreviver em áreas extremamente alteradas pelo homem, como pastagens e cultivos agrícolas.
O animal é o maior membro da subfamília dos felíneos (Felinae), medindo até 155 centímetros de comprimento, sem a cauda, e pesando até 72 quilos, com porte semelhante ao do leopardo (Panthera pardus), sendo o segundo maior felídeo das Américas. Possui as mais longas patas traseiras dentre os felinos e vivem em média, entre 7,5 e 9 anos. É um animal solitário e mais ativo à noite.
Alimenta-se predominantemente de cervídeos, mas pode variar a dieta, sendo considerada um predador oportunista. As fêmeas possuem vários estros no ano, uma gestação que dura entre 90 e 96 dias e, geralmente, nascem entre três e quatro filhotes a cada dois anos, aproximadamente