Policiais ambientais da região flagraram uma rinha de galos em Andradina, na região de Araçatuba (SP), neste sábado (10), autuaram três pessoas e prenderam o organizador por posse ilegal de arma de fogo.
Depois de receber uma denúncia, os policiais foram até o local e, ao avistar as equipes, várias pessoas fugiram, mas três suspeitos foram abordados. Entre eles, um vigilante de 63 anos, apontado como organizador da rinha.
Ao todo, 42 galos foram encontrados em gaiolas pequenas, sem espaço para mobilidade, água ou alimento. Os animais também estavam com vários ferimentos provocados pelas lutas e falta de penas. Um deles, inclusive, estava cego. Segundo a polícia, o motivo foi um ferimento provocado durante um combate recente.
Um médico veterinário foi chamado, analisou os animais e atestou que eles estavam sendo vítimas de maus tratos. Na propriedade, a polícia também encontrou uma espingarda calibre 36 com numeração raspada.
Os policiais ambientais fizeram três autos de infração ambiental e multaram o organizador da rinha em R$ 126 mil pelo crime, além de darem voz de prisão em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Os três envolvidos também foram multados em R$ 3 mil cada por participarem da rinha.
O local foi periciado e as aves foram apreendidas entregues ao próprio dono, segundo a polícia, “devido a falta de local adequado para a destinação”.