sábado, 4 de janeiro de 2025
Pesquisar
Close this search box.

Polícia prende 3 influenciadoras por tráfico internacional de maconha

Agentes da Polícia Civil do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Distrito Federal prenderam 7 pessoas, incluindo 3 influenciadoras, por tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e…

Agentes da Polícia Civil do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Distrito Federal prenderam 7 pessoas, incluindo 3 influenciadoras, por tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e crimes contra a saúde pública nesta quarta (24). A Operação Refil Verde mira uma quadrilha que contrabandeava óleo de maconha para cigarros eletrônicos dos Estados Unidos.

Segundo as investigações, o entorpecente era envasado em potes de cerca de depilação e entreva no país por meio do Paraguai. O grupo alegava funções terapêuticas para os produtos como uma estratégia para promover a venda.

Os criminosos tinham diversos websites e contas em redes sociais para anunciar um “remédio para diversos tipos de doença”. Além do tráfico, a quadrilha ainda usava contas bancárias em nome de terceiros, com empresas fantasmas, documentos falsos e uso da tecnologia deepfake para burlar segurança de aplicativos bancários.

Eles usavam profissionais de Tecnologia da Informação do Rio de Janeiro para construir as plataformas de comércio eletrônico e um deles foi preso nesta quarta. As três influenciadoras presas por divulgar os produtos são Rhaynara Didoff, Letícia Susane Correia Castro e Elisa de Araújo Marden, todas do Distrito Federal.

Os chefes do esquema operava remotamente no interior de São Paulo, atuando na compra do óleo de cannabis dos Estados Unidos, o envio para o Paraguai e a entrada no Brasil por meio de Foz do Iguaçu (PR). As embalagens e refis para venda vinham da China, já com a marca da loja.

Os entorpecentes eram vendidos principalmente em São Paulo, com a mistura de solventes e aromatizantes para alegar “diferentes genéticas da maconha”, apesar de usar a mesma matéria-prima.

Notícias relacionadas