O edital para a contratação de 5 mil oficiais administrativos para atuar no setor administrativo da Polícia Militar deve ser aberto logo no início de 2014.
A abertura das vagas foi solicitada por meio de um projeto de lei enviado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) à Assembleia Legislativa no início de novembro. A expectativa é que ele seja aprovado antes do recesso, até a segunda quinzena de dezembro.
Os contratados vão exercer funções burocráticas internas da corporação. A admissão desses profissionais tem o intuito de substituir gradativamente os soldados temporários, ao término de seus contratos, sem a necessidade do efetivo militar, que atua nas ruas, ser remanejado para funções administrativas.
O texto do projeto frisa que a contratação da mão de obra é uma maneira de garantir a eficiência da administração militar e, com isso, criar uma sincronia com o serviço operacional, que precisa ser ininterrupto. Antes, essas tarefas da corporação eram realizadas por soldados voluntários, mas o uso de pessoal sem remuneração gerou uma ação civil pública que considerou inconstitucional a admissão de pessoas sob esse tipo de regime.
A decisão implica na carência de pessoal no exercício de funções administrativas da Polícia Militar e, consequentemente, no serviço operacional.
O projeto está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação e ainda precisa passar pelas comissões de Administração Pública e Relações do Trabalho e Finanças, Orçamento e Planejamento. Somente depois desse trâmite ele vai para votação em plenário e, após aprovado, o edital é publicado.
Concurso da Petrobras tem 602 oportunidades:
A Transpetro, área de transporte da Petrobrás, está com dois concursos abertos para preencher 602 vagas. Serão 273 chances para início imediato e 329 para cadastro reserva. Entre as chances abertas estão os de condutor mecânico, auxiliar de saúde, moço de convés, moço de máquinas e taifeiro.
Seleção para admissão de 334 oficiais:
Também há 334 chances para 2 oficial de naútica e 2 oficial de máquinas com salários de R$ 9.545,40. As etapas do processo de seleção são inscrição, prova de títulos, conhecimento para operação de navios-tanques, avaliação psicológica e avaliação sociofuncional.
Inscrições até 31 de janeiro no site:
As inscrições podem ser feitas através do site www.transpetro.com.br ou nos endereços listados no edital até 31 de janeiro.