quinta, 11 de junho de 2026

Polícia Militar Rodoviária reforça fiscalização nas estradas de SP durante feriado de Corpus Christi

O Comando de Policiamento Rodoviário da Polícia Militar do Estado de São Paulo iniciou uma grande mobilização para garantir a segurança dos motoristas que vão viajar no feriado prolongado de Corpus Christi. A operação especial começou nesta quarta-feira, dia 3 de junho, e vai se estender até o próximo domingo, dia 7 de junho. O principal objetivo da ação é reduzir o número de acidentes e reforçar a vigilância nas rodovias estaduais paulistas, que devem registrar um aumento expressivo na quantidade de veículos circulando nos próximos dias.

Para dar conta do aumento do tráfego, cerca de mil policiais militares rodoviários foram espalhados por pontos estratégicos das principais estradas que cortam o interior, o litoral e os arredores da Grande São Paulo. Entre os trechos com policiamento intensificado estão vias de grande movimento, como os sistemas Anhanguera-Bandeirantes, Anchieta-Imigrantes, Castello Branco e Raposo Tavares, além do Rodoanel. Os policiais vão focar o trabalho em combater as infrações mais perigosas, como o consumo de álcool ao volante, o uso do celular enquanto dirige e a falta do cinto de segurança ou das cadeirinhas infantis. Haverá também uma atenção especial voltada para os motociclistas, que costumam ser as principais vítimas em casos de acidentes graves.

O rigor das fiscalizações segue o exemplo do que foi feito na operação do ano passado. Em 2025, as equipes policiais vistoriaram mais de 17 mil veículos, o que resultou em 16 mil multas aplicadas por irregularidades no trânsito. Além de organizar o fluxo de viagens, as abordagens funcionam como uma ferramenta de segurança pública, já que a edição anterior da operação permitiu recuperar 16 automóveis roubados, apreender armas e capturar 15 criminosos que estavam foragidos da Justiça.

Paralelamente ao esquema montado para as rodovias, a Secretaria da Segurança Pública também preparou uma estratégia robusta para a capital paulista, que sediará dois megaeventos durante o recesso. Na quinta-feira, dia 4 de junho, milhares de fiéis devem se reunir para a Marcha para Jesus, que percorrerá as ruas entre o centro e a Zona Norte. Já no domingo, dia 7 de junho, a Avenida Paulista será o palco da tradicional Parada do Orgulho LGBT+. Para proteger o público dessas atrações, mais de 2.100 policiais estarão nas ruas, contando ainda com o apoio de equipes especializadas da Polícia Civil para prevenir e combater crimes como furtos e roubos de celulares e carteiras.

Notícias relacionadas