A Polícia Militar aplicou 300 multas no período do Carnavotu. Os dados contam do balanço das ocorrências registradas pelas Polícias Militar, Civil e Delegacia de Investigações Gerais, divulgado ontem.
Em razão do temporal que prolongou para domingo o final da festa, os números correspondem a quatro dias e revelam que houve uma diminuição no número de acidentes de trânsito, mas, conseqüentemente, um aumento nos furtos. No total foram registrados 166 boletins de ocorrência.
De acordo com o tenente Edson Fávero, o resultado final teve um saldo positivo, já que se comparar com os números do ano passado, este ano a festa foi mais tranqüila e envolvendo menos ocorrências. O tenente ainda comentou que para dar suporte na segurança dos foliões e da população, todo efetivo da Polícia Militar estava nas ruas, bem como reforço de policiais de outras cidades.
Dos 166 boletins registrados pela Polícia Militar, os três Distritos Policiais e mais a DIG, os furtos lideram as ocorrências. No total, os qualificados, simples, em flagrantes ou tentativas somam 38, mais uma tentativa de furto de veículo e um furto consumado de carro, além de dois roubos. Outro número que também surpreendeu foi o de ocorrência relacionada a documentos e objetos perdidos. São 21 boletins de perdas e oito de extravios.
A assessoria de imprensa do Carnavotu informou que os micareteiros podem retirar o material que perderam na sede da boate, localizada na rua Tocantins, 3546, a partir das 13 horas, mediante apresentação de algo ou algum outro documento que possa comprovar a posse.
Multas
Além dos boletins que foram registrados, cerca de 300 multas também foram lavradas. Segundo informações da PM, foram 184 multas municipais e aproximadamente 120 estaduais. O número também não é considerado alto, já que em razão da visita de muitos foliões de outras localidades, eles não conheciam o sistema de trânsito local e, em muitos casos abusaram do momento de festa.
Ainda segundo nota enviada, a assessoria do evento ressalta que dentro do Centro de Lazer do Trabalhador não teve policiamento militar. A empresa que fez a segurança da festa é de Rio Preto e 120 homens trabalharam no Carnavotu.
A avaliação da organização é que o evento foi tranqüilo e não houve registros de incidentes graves.
Entre os boletins mais relevantes estão:
06 furtos qualificado, 29 furtos simples, 01 furto em flagrante, 02 tentativas de furtos qualificados, 01 estelionato, 06 acidentes de trabalho, 05 preservação de direito, 01 averiguação, 01 contrabando/descaminho de cigarros, 16 descaminho, 21 perdas de documento, 08 extravio de documentos, 01 encontro de documento, 02 embriaguez, 05 lesões corporal (acidente de trânsito), 09 lesões corporais, 01 ameaça, 01 desabamento, 02 acidentes de trânsito com vítima, 08 acidentes de trabalho, 03 preservação de direito, 01 inundação, 01 comércio ambulante sem alvará, 01 ameaça, 01 queda acidental, 01 tentativa de furto de veículo, 01 furto de veículo, 02 roubos, 02 calunia/injúria, 03 apreensão de objetos, 01 extorsão e 01 desaparecimento de pessoa.