segunda, 28 de outubro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Polícia Militar alerta população para o “golpe do falso sequestro”

A Polícia Militar alerta a população de Fernandópolis para um golpe que preocupa os moradores do município: o “falso seqüestro”. Segue nota da PM sobre a nova modalidade de crime…

A Polícia Militar alerta a população de Fernandópolis para um golpe que preocupa os moradores do município: o “falso seqüestro”.

Segue nota da PM sobre a nova modalidade de crime praticada pelos meliantes:

GOLPE DO FALSO SEQUESTRO

O golpe de falso seqüestro, como é rotulado pela mídia, que se trata do crime de extorsão praticado por telefone, simulando o seqüestro de um parente da vítima, ainda se espalha em nossa sociedade, enganando pessoas que, em momentos de desespero, chegam a realizar viagens, depósitos em contas bancárias e recargas de celulares no intuito de pagar o suposto resgate de seus familiares.

O falso seqüestro é um delito que depende do ajuste de comportamento da vítima, cabendo à Polícia Militar o papel de informar a sociedade acerca do golpe e as formas de evitar a vitimação. Por isso, o alerta à sociedade pode ajudar a combater esta modalidade de crime.

PRECAUÇÕES:

– Não forneça ao golpista informações pessoais ou do suposto familiar “seqüestrado”;

– Se o “seqüestrador” perguntar ‘quem está falando?’ ou ‘de onde fala?’, responda: ‘com quem quer falar?’. Procure agir sempre de forma mais ativa e não de forma submissa perante os questionamentos formulados.

– Lembre-se de que o interesse do golpista é perturbar o equilíbrio emocional da vítima, sem o qual o crime não vai funcionar.

– Cuidado com pedidos de endereços, pois alguns golpes partem de uma ligação para a suposta vítima pedindo para ela confirmar o endereço residencial, com pretextos diversos.
Agradecemos e estamos sempre a postos!

GILBERTO FRANCISCO ANTUNES
Major PM Comandante Interino do 16º BPM/I

Notícias relacionadas