quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Polícia Federal investiga contrabando na Santa Casa de Araçatuba

A Polícia Federal (PF) investiga um suposto esquema de contrabando de contraste, medicamento usado em exames de imagem, sem registro na Anvisa. A investigação, chamada de “Operação Contraste”, ocorreu na…

A Polícia Federal (PF) investiga um suposto esquema de contrabando de contraste, medicamento usado em exames de imagem, sem registro na Anvisa. A investigação, chamada de “Operação Contraste”, ocorreu na Santa Casa de Araçatuba (SP) na manhã de 5 de março.

Segundo a Santa Casa, o inquérito foi instaurado em uma cidade no Mato Grosso do Sul e tem como alvo a empresa que fornece o contraste ao hospital. A PF verificou notas fiscais e o estoque do medicamento na Santa Casa, mas não apreendeu nenhum produto irregular.

A Santa Casa afirma que há dois anos compra seus materiais e medicamentos por meio de uma plataforma oficial que reúne fornecedores regularmente inscritos. A nota oficial do hospital diz ainda que a investigação não tem como alvo a Santa Casa ou seus funcionários, mas sim a empresa fornecedora.

O que é contraste e para que serve?

O contraste é um medicamento usado em exames de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética, para melhorar a visualização de órgãos e tecidos.

O que é contrabando?

Contrabandear é trazer para o país produtos sem pagar os impostos e taxas devidas ou sem a autorização das autoridades competentes.

Notícias relacionadas