domingo, 10 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Polícia Federal faz simulação de sequestro de avião

A Polícia Federal de Rio Preto realizou na tarde desta terça-feira, dia 11, no aeroporto Professor Eribelto Manoel Reino a simulação do seqüestro de um avião com 20 passageiros à…

A Polícia Federal de Rio Preto realizou na tarde desta terça-feira, dia 11, no aeroporto Professor Eribelto Manoel Reino a simulação do seqüestro de um avião com 20 passageiros à bordo.

O exercício tinha como principal objetivo testar as condições do aeródromo caso aconteça uma situação real. Além dos agentes da PF, também acompanharam as atividades policiais militares, civis, rodoviários, além de socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências (Grau).

O exercício se deu com a seguinte dinâmica. Quadro assaltantes fortemente armados invadiram um dos pátios do aeroporto para assaltar um carro forte. Foram usados explosivos e os agentes de transportes de valores foram neutralizados.

A Polícia Militar foi acionada e trocou tiro com quadrilha que na fuga invadiu um avião comercial onde estavam 20 passageiros embarcados. Todos foram feitos reféns e iniciou a negociação dos criminosos para a liberação das vítimas.

Mesmo sendo um exercício controlado, todo o procedimento operacional de uma situação real foi empregada. A negociação foi bem sucedida e os quatro ladrões se renderam após liberar os assaltantes.

O delegado da Polícia Federal André Luís Kodjaoglanian fala sobre as condições do aeroporto e da importância de ações envolvendo várias forças policiais.

“O objetivo deste exercício foi testar as condições do aeródromo e checar caso aconteça uma situação real, se todas as nossas necessidades seriam supridas. Conseguimos realizar todas as ações sem improvisos e concluímos que o aeroporto está apto a oferecer todas as condições para a Polícia trabalhar. E também trabalhamos com a integração entre as forças policiais, pois com essa união fica mais fácil uma possível ação conjunta” afirma.

Mesmo com todas as atividades nenhum voo precisou ser desviado ou sofreu atrasos, já que o exercício aconteceu no setor de carga do aeroporto.

Notícias relacionadas