Você já deve ter ouvido um milhão de vezes o ditado: quando a esmola é demais, o santo desconfia. Mesmo assim, ainda tem muita gente que cresce o olho quando encontra pela frente um negócio que promete rendimentos fabulosos.
Este é o caso de mais um esquema de pirâmide que foi desmontado pela Polícia Federal e que lesou principalmente aposentados. Os cálculos são de que eles deixaram 50 milhões de reais nas mãos da Filadélfia Empréstimos Consignados, que agia em 23 Estados.
Os aposentados eram iludidos a pegar um empréstimo com contrato de desconto direto na aposentadoria. Em seguida emprestavam esse dinheiro para a Filadélfia, que prometia pagar juros de três e meio por cento acima do rendimento da poupança.
Com o lucro, era possível pagar o consignado e ainda ficar com um bom dinheiro.
Como em toda pirâmide, em pouco tempo o juro parou de ser creditado, mas as prestações do empréstimo continuaram a cair na conta dos aposentados.
A Filadélfia, que tinha sede em Belo Horizonte, fechou as portas e deixou todos aqueles que acreditaram em promessa milagrosa a ver navios. Ou melhor, a ver fantasmas.