domingo, 24 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Polícia Federal barra ação de criminosos durante fraude bancária

A Polícia Federal prendeu em flagrante três homens por estelionato e associação criminosa, na manhã deste sábado (15), em Olímpia (SP). Segundo a PF, após os investigadores receberem informações da…

A Polícia Federal prendeu em flagrante três homens por estelionato e associação criminosa, na manhã deste sábado (15), em Olímpia (SP).

Segundo a PF, após os investigadores receberem informações da área de segurança de uma agência da Caixa Econômica Federal, os policiais se deslocaram até o local e surpreenderam os criminosos que estavam aplicando o “golpe da falsa central telefônica do banco” em uma idosa.

O golpe dos criminosos consiste em abordar as vítimas, geralmente idosos, oferecendo ajuda depois de fazerem com que seu cartão bancário fique retido no caixa eletrônico. Logo após, os estelionatários orientam a vítima a entrar em contato com uma central telefônica falsa e, por meio da ligação telefônica, são obtidos os dados bancários e senha do cartão que ficou retido e é retirado posteriormente pelos criminosos sem que a vítima perceba.

Hoje, um dos criminosos foi preso em frente à agência bancária e já estava com o cartão da vítima. Os outros dois fugiram no veículo que estavam usando, mas os policiais federais, com o apoio da Polícia Militar da cidade e do Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (Baep) de São José do Rio Preto (SP), conseguiram abordá-los e prendê-los.

Os presos e o veículo foram encaminhados até a delegacia de Polícia Federal em Rio Preto para lavratura do flagrante.

Os presos serão encaminhados ao Centro de Detenção Provisória e ficarão à disposição da Justiça.

A investigação continuará em andamento.

Orientação

Para evitar este tipo de fraude, a Polícia Federal orienta o cliente a sempre verificar a origem das ligações e mensagens recebidas contendo solicitações de dados, bem como não solicitar ou receber ajuda nas agências bancárias, exceto se tiver certeza que se trata de funcionário do banco. É importante ressaltar que o banco nunca pede a senha do cartão e também nunca liga para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento.

Notícias relacionadas