Três adolescentes foram detidos nesta última segunda-feira (15/08/2022), depois de planejar um ataque na escola estadual José Felício Miziara, em São José do Rio Preto (SP). Com um deles os policiais apreenderam canivetes, uma arma e também um caderno com planos de ataque.
De acordo com o boletim de ocorrência, policiais militares foram acionados na escola pela vice-diretora, informando que alguns alunos estavam portando canivetes dentro da instituição de ensino. Para os PMs ela disse que alunos teriam postado, em grupos de WhatsApp, mensagens de conteúdo nazista e de ameaças no sentido de invadir a escola.
Dentro da mochila de um adolescente, de 15 anos, a equipe encontrou dois canivetes e um caderno com anotações contendo a planta baixa da escola, com várias anotações de como invadir ambientes, prática de suicídio, bem como planos de como invadir cômodos da escola e fazer pessoas refém. Na casa dele os policiais apreenderam ainda uma carabina de pressão e vários canivetes.
A direção da escola teve conhecimento do caso através de um grupo de WhatsApp, no qual, quatro estudantes da escola Miziara faziam parte. No aplicativo de mensagens, dois adolescentes, de 15 anos, afirmavam ser nazistas e pregavam a morte de judeus. Nos celulares haviam ainda conversas sobre os massacres ocorridos em escolas e debatiam qual deles teria sido o “melhor”.
Ao todo, quatro adolescentes foram detidos e levados para a delegacia, onde, após serem ouvidos na presença dos pais, foram liberados. Todo material, inclusive os celulares dos menores foram apreendidos e estão sendo analisados pela polícia.
O caso foi registrado como porte de arma e praticar a discriminação de religião e está sendo investigado pelo 5º Distrito Policial de Rio Preto.