

Uma equipe especializada da Delegacia de Investigações Gerais de São José do Rio Preto realizou uma operação na zona sul da capital paulista na manhã desta terça-feira. A ação teve como objetivo cumprir três mandados de busca e apreensão para combater o chamado “Golpe da Mão Fantasma”, um tipo de fraude financeira também conhecido como a falsa central de segurança bancária. Contando com o suporte do Setor de Combate ao Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro, os policiais focaram em recolher telefones celulares, quantias em dinheiro e documentos que ajudem a descobrir como o grupo atuava e quem são os outros integrantes da quadrilha.

Os investigadores da Divisão Especializada em Investigações Criminais conseguiram chegar até os endereços dos suspeitos, localizados no bairro do Capão Redondo, após rastrearem o caminho do dinheiro levado das vítimas e identificarem os donos das contas bancárias que recebiam esses valores. A Polícia Civil explica que o crime funciona quando os golpistas telefonam para as pessoas fingindo ser funcionários da área de segurança de alguma instituição financeira. Durante a conversa, eles assustam a vítima inventando que há compras ou saques suspeitos na conta e, com o pretexto de resolver o problema, convencem o cliente a baixar um programa de acesso remoto no celular ou no computador.
Assim que o aplicativo é instalado, os criminosos ganham o poder de mexer no aparelho à distância. Com essa facilidade, eles entram diretamente nos aplicativos dos bancos e fazem transferências Pix, pagamentos de boletos e diversos outros saques sem que o verdadeiro dono perceba a movimentação no mesmo instante, o que costuma causar prejuízos financeiros severos. A equipe da Deic de Rio Preto ressaltou que os materiais apreendidos nesta manhã serão analisados em detalhes e que as investigações vão continuar até que todos os envolvidos no esquema sejam identificados e punidos pela Justiça.







