O Grupo de Operações Especiais (Goe) da Divisão Especializada em Investigações Criminais (Deic) do Deinter-5, prendeu nesta segunda-feira (14), um idoso de 66 anos que estava foragido após participar de um homicídio em Mirassol. O caso foi registrado em 2009.
Hoje, ele foi encontrado em um esconderijo a cerca de 20 quilômetros de Rio Preto, onde, segundo o próprio capturado, estava escondido a cerca de quatro anos. A prisão foi possível após um levantamento de inteligência realizado pela Polícia Civil, que conseguiu identificar o local onde o foragido se encontrava e efetuar sua prisão.
Segundo informações da Deic, ele foi condenado a 12 anos de prisão em regime fechado. As investigações apontaram que o crime foi praticado por motivo fútil e mediante emboscada, qualificadoras que agravaram a condenação. O réu foi sentenciado com base no artigo 121, incisos quatro e cinco do Código Penal, por ter utilizado maios que impossibilitaram a defesa da vítima e por motivos que revelam extrema desproporção entre o ato e a causa do crime. O cumprimento da pena será integralmente em regime fechado.
Ainda de acordo com a Deic, a participação do condenado foi essencial para a execução do homicídio. Conforme informações no processo, ele foi responsável por fornecer a arma e transportar o executor dos disparos até o local do crime. Além disso, facilitou a fuga do autor dos disparos após o assassinato, caracterizando sua colaboração direta no delito.
A motivação do crime envolvia vingança e a intenção de assegurar a execução de outro crime, relacionado a um roubo ocorrido em 2009 contra uma empresa transportadora.