domingo, 22 de dezembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Polícia Civil prende homem com documentos falsos em Rio Preto

A Polícia Civil de São Paulo, por meio do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter-5), deu início nesta quinta-feira (5) à ‘Operação Phenix’. A ação da Divisão…

A Polícia Civil de São Paulo, por meio do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter-5), deu início nesta quinta-feira (5) à ‘Operação Phenix’. A ação da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) através do Grupo de Operações Especiais (Goe), após um trabalho detalhado de inteligência, com o objetivo de combater crimes e a utilização de documentos falsos, foi solicitada e autorizada a expedição de mandado de busca e apreensão, que foi cumprido.

Durante a operação, o suspeito, identificado de 42 anos, foi localizado na casa dele no Bairro Nato Vetorazo, em Rio Preto. Ao perceber a presença policial, tentou empreender fuga, mas foi rapidamente contido e algemado.

No interior da residência, os policiais encontraram um computador conectado a uma televisão, além de evidências de movimentações financeiras irregulares. Após análise inicial realizada no local, foi constatado que ele mantinha diversas contas bancárias em nomes de terceiros, sendo que uma delas estava ativa no momento da abordagem. O suspeito realizava operações financeiras quando os agentes chegaram ao local.

Foram apreendidos diversos materiais ilícitos, incluindo documentos como RGs, CNHs, carteiras de trabalho, talões de cheques e cartões de crédito, muitos deles em nomes de terceiros e com indícios de fraude. Equipamentos eletrônicos, como computadores e televisores, também foram recolhidos para perícia. A equipe pericial foi acionada e realizou a análise e documentação detalhada de todo o material no local.

Lucro

Em uma tela (veja imagem mais abaixo) havia imagem de um gráfico demonstrando o lucro que suspeito obteve somente no mês de novembro (mais de R$ 33 mil) apenas com a práticas dos golpes utilizando as contas de terceiros e documentos falsos.

O envolvido foi autuado em flagrante pelo crime de uso de documento falso, previsto no artigo 304 do Código Penal, e poderá responder também pelo crime de estelionato (artigo 171), além de outros crimes que venham a ser identificados ao longo da investigação. Ele será apresentado em audiência de custódia, onde a Justiça decidirá sobre a manutenção da prisão.

A ‘Operação Phenix’, coordenada pelo Deinter-5, conta com o apoio estratégico e operacional da Deic e Delegacias Seccionais destacando a eficiência e a integração entre as unidades especializadas da Polícia Civil no combate à criminalidade organizada. (Com informações da Polícia Civil/Colaborou Karol Granchi).

Notícias relacionadas