

A Polícia Civil de Palestina (SP) iniciou uma investigação por suspeita de homicídio para apurar a morte do operador de máquina Manoel Martines Mendes, de 30 anos, que morreu na Cachoeira do Talhadão, no distrito Duplo Céu, no dia 22 de outubro. A mudança no foco da investigação ocorre após o surgimento de uma testemunha que afirma ter visto o homem ser agredido e jogado no rio por policiais ambientais.

Inicialmente, a Polícia Ambiental havia informado que Manoel teria se jogado na água para fugir de uma abordagem, pois estaria praticando pesca irregular em um barco com outra pessoa. O corpo do operador de máquina foi encontrado dois dias depois do incidente.
A testemunha, que não será identificada, disse à Polícia Civil que estava na margem oposta do rio e, apesar da distância, conseguiu ver Manoel sendo enforcado, agredido com socos e arremessado na água pelos policiais ambientais. A testemunha afirma que Manoel não estava pescando no momento da abordagem. Levado pela forte correnteza, o homem desapareceu e seu corpo foi encontrado posteriormente pelos bombeiros.
O delegado responsável pelo caso, Luciano Birolli, confirmou a nova versão repassada pela testemunha e informou que o caso segue sob sigilo.
Versão da Polícia Ambiental
Em nota, a Polícia Ambiental negou o crime e apresentou sua versão. A corporação afirmou que utilizava drones para monitorar a área e constatou a presença de três pescadores no local. Ao notar a aproximação da equipe, um dos homens pulou no rio para fugir, sendo levado pela correnteza. Um segundo fugiu por terra e o terceiro foi multado por pesca ilegal.
A Polícia Ambiental acrescentou que, após a localização do corpo, a dupla que estava com Manoel foi ouvida e declarou não ter sofrido ou presenciado qualquer agressão por parte dos policiais. A corporação também destacou que Manoel Martines Mendes era reincidente na prática de pesca ilegal no local e que já havia se lançado ao rio outras vezes para fugir de abordagens, tendo ao menos três boletins de ocorrência ambiental registrados contra ele.













