sexta, 22 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Polícia Civil grampeia MSN e e-mails no interior de SP

Além de linhas telefônicas, a Polícia Civil passou a monitorar suspeitos através de e-mails e de mensagens trocadas no MSN, que permite o diálogo na internet em tempo real. Tudo…

Além de linhas telefônicas, a Polícia Civil passou a monitorar suspeitos através de e-mails e de mensagens trocadas no MSN, que permite o diálogo na internet em tempo real. Tudo graças ao sistema Guardião, dotado de tecnologia de ponta, capaz de grampear 3.000 telefones simultaneamente. É a mais importante arma da corporação no combate ao crime organizado nas regiões do interior de São Paulo, utilizada principalmente em investigações sobre tráfico de drogas, seqüestros, homicídios e assaltos.

O sistema, cujo cérebro fica no Dipol (Departamento de Inteligência da Polícia Civil), em São Paulo, possui braços em todo o Estado. As escutas precisam ser autorizadas pela Justiça. É um programa que captura voz e dados. Se a pessoa grampeada manda um e-mail, usa o MSN ou qualquer informação repassada pela linha telefônica, o Guardião captura, segundo o delegado João Barbosa Filho, coordenador da unidade de inteligência da Polícia Civil da região de São José dos Campos. Pode monitorar até 3.000 telefones simultaneamente no Estado, disse. Até o final de setembro, todas as delegacias que abrangem as seccionais disponibilizarão do serviço. O sistema foi criado em 1999 pela empresa Digitro. Os serviços já estão em Rio Preto, Bauru, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Sorocaba, Jundiaí, Catanduva, Americana, Marília, Itu, municípios do Grande ABC, além de Osasco e Guarulhos.

Notícias relacionadas