

A Polícia Civil de São Paulo realizou uma operação na madrugada desta terça-feira (1) para prender integrantes de um grupo criminoso especializado em difundir fake news, promover ataques à reputação e disseminar discursos de ódio na internet. Duas pessoas foram detidas e tiveram seus bens bloqueados para garantir o ressarcimento das vítimas por danos materiais e morais. Todas as redes sociais utilizadas pelos suspeitos foram desativadas.


Após 10 meses de investigação conduzida pela Delegacia Seccional de Fernandópolis, a polícia chegou ao núcleo do grupo autodenominado “Boca de Glamour”, uma organização criminosa que usava as redes sociais para espalhar notícias falsas e atacar reputações, com o objetivo de desinformar a população e extorquir empresários e seus familiares.
O esquema funcionava da seguinte maneira: após publicar uma notícia falsa ou discurso de ódio, os criminosos procuravam as vítimas e seus parentes para exigir dinheiro, prometendo interromper as divulgações.
A operação desta madrugada marca o desmantelamento do grupo e reforça a importância do combate às práticas de extorsão e à disseminação de informações falsas na internet.
