Um grupo composto por, no mínimo, três pessoas, lesou aposentados em Jales na terça e quarta feiras.
Cinco vítimas foram identificadas, mas pode haver mais. A maioria delas mora sozinha ou permanece sozinha em casa durante o dia e só perceberam o golpe depois que parentes conferiram as informações.
Segundo o delegado Sebastião Biazi, o golpe consiste em subtrair o cartão bancário da vítima, normalmente correntista ou beneficiária da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.
Sob a alegação de que precisa trocar o cartão eletrônico da vítima, uma mulher, possivelmente munida das informações pessoais do seu alvo, entra em contato telefônico com a aposentada para avisar que um segundo funcionário vai lhe procurar pra trocar o seu cartão bancário.
Pouco tempo depois, o falso funcionário chega à casa da vítima e aplica o golpe. “O homem aparece bem vestido, com crachá e se apresenta como funcionário do banco. Pede o cartão da idosa, colhe a senha e outras informações e diz que vai providenciar a troca do cartão. Em seguida, pede que a vítima lhe traga uma tesoura para destruir o cartão velho. É nessa hora que ele aplica o golpe, porque o cartão destruído não é mais o da idosa e sim um outro que ele trouxe com ele”. Com a senha e o cartão, o bandido vai até a agência e faz os saques.
A polícia alerta que nenhum banco possui serviço de troca de cartão em domicílio e só presta atendimento quando é solicitado e quando o cliente não tem qualquer condição de locomoção.
“Se alguém receber uma ligação dessas, basta ligar para a Polícia Civil pelo 197 ou Polícia Militar, pelo 190, que iremos até a casa da pessoa e prenderemos os golpistas”.
A Tribuna