O Departamento da Polícia Federal em Jales recebeu da Polícia Rodoviária, na noite de quinta-feira, dia 10, cinco veículos com material de contrabando e descaminho oriundo do Paraguai. Os veículos foram interceptados no Km 144, na Rodovia Elyeser Montenegro Magalhães, e tinham como destino Brasília/DF, onde as mercadorias seriam comercializadas.
No interior dos veículos, uma grande quantidade de cigarros foi encontrada, aproximando-se a 4.200 pacotes. Diversos equipamentos eletrônicos e de informática, acessórios, CD’s, DVD’s, medicamentos, munição e cosméticos, todos sem documentação fiscal, também foram encontrados, contabilizando aproximadamente 20 mil reais em mercadorias.
Dos sete detidos, quatro formam encaminhados à cadeia pública local, e os demais foram liberados devido a não-participação. Pelo crime de Descaminho, os acusados poderão pegar de um a três anos de detenção, enquanto pelo crime de Contrabando de medicamentos (Art. 273, Parágrafo 1° – B), a pena pode chegar a 15 anos de reclusão. A pena para o contrabando de munição (Estatuto do Desarmamento) é de um a quatro anos.
As mercadorias e os veículos permanecem apreendidos, de onde serão encaminhados à Receita Federal.