domingo, 17 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Polícia apreende animais exóticos sem autorização em sítio

13 animais da espécie Javali foram apreendidos em uma propriedade rural de Potirendaba nesta última segunda-feira (1). Segundo a Polícia Ambiental, o proprietário alegou não ter conhecimento da necessidade de…

13 animais da espécie Javali foram apreendidos em uma propriedade rural de Potirendaba nesta última segunda-feira (1). Segundo a Polícia Ambiental, o proprietário alegou não ter conhecimento da necessidade de autorização para criar os animais.

A Polícia Ambiental de São de José do Rio Preto, durante patrulhamento rural, flagraram um criadouro não autorizado de animais da espécie “Javali Europeu” (Sus scrofa), contendo 13 animais. A Instrução Normativa do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), de 2013, declarou javali como animal exótico invasor e nocivo às espécies nativas, aos seres humanos, ao meio ambiente, a agricultura, à pecuária e a saúde pública.

O proprietário do sítio, C.R.R., de 55 anos, alegou não ter conhecimento da necessidade de autorização para realizar a criação e comércio destes animais. Ele foi multado em R$ 4,6 mil e responderá por crime contra o meio ambiente com pena de detenção de três meses a um ano.

A Polícia Militar Ambiental afirma que a introdução destes animais no estado de São Paulo, sem a devida licença expedida pelo órgão Ambiental competente ou um parecer técnico favorável é crime ambiental.

(Foto: Divulgação Polícia Ambiental)

Gazeta do Interior

Notícias relacionadas