13 animais da espécie Javali foram apreendidos em uma propriedade rural de Potirendaba nesta última segunda-feira (1). Segundo a Polícia Ambiental, o proprietário alegou não ter conhecimento da necessidade de autorização para criar os animais.
A Polícia Ambiental de São de José do Rio Preto, durante patrulhamento rural, flagraram um criadouro não autorizado de animais da espécie “Javali Europeu” (Sus scrofa), contendo 13 animais. A Instrução Normativa do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), de 2013, declarou javali como animal exótico invasor e nocivo às espécies nativas, aos seres humanos, ao meio ambiente, a agricultura, à pecuária e a saúde pública.
O proprietário do sítio, C.R.R., de 55 anos, alegou não ter conhecimento da necessidade de autorização para realizar a criação e comércio destes animais. Ele foi multado em R$ 4,6 mil e responderá por crime contra o meio ambiente com pena de detenção de três meses a um ano.
A Polícia Militar Ambiental afirma que a introdução destes animais no estado de São Paulo, sem a devida licença expedida pelo órgão Ambiental competente ou um parecer técnico favorável é crime ambiental.
(Foto: Divulgação Polícia Ambiental)
Gazeta do Interior